Repercussões da violência na comunidade escolar sobre a saúde mental dos professores da educação básica e estratégias para o seu enfrentamento
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30240Palavras-chave:
Estratégias, Docente, Educação, SaúdeResumo
As mudanças sociais trouxeram com ela o aumento da violência fora e dentro da escola, e com ela os impactos negativos para a saúde mental dos profissionais que ali trabalham. É partindo dessa premissa que este estudo tem como objetivo: identificar as repercussões negativas na saúde mental dos docentes da educação básica e as possíveis estratégias para o enfrentamento da violência vivida por professores na comunidade escolar. A metodologia utilizada foi um estudo sobre o tema nas plataformas Scielo, PubMed e no portal da BVS apontando que uma das causas de insatisfação e afastamento das funções laborais exercidas pelos profissionais a educação é a violência que existe dentro do ambiente escolar e causando transtornos mentais como a depressão, ansiedade e a síndrome de burnout. Conclui-se que medidas de intervenção nas escolas devem ser tomadas para a preparação desses profissionais para o enfrentamento das situações de violência, bem como a criação de programas permanentes para o combate da violência dentro do ambiente escolar.
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