Repercussões da violência na comunidade escolar sobre a saúde mental dos professores da educação básica e estratégias para o seu enfrentamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30240

Palavras-chave:

Estratégias, Docente, Educação, Saúde

Resumo

As mudanças sociais trouxeram com ela o aumento da violência fora e dentro da escola, e com ela os impactos negativos para a saúde mental dos profissionais que ali trabalham. É partindo dessa premissa que este estudo tem como objetivo: identificar as repercussões negativas na saúde mental dos docentes da educação básica e as possíveis estratégias para o enfrentamento da violência vivida por professores na comunidade escolar. A metodologia utilizada foi um estudo sobre o tema nas plataformas Scielo, PubMed e no portal da BVS apontando que uma das causas de insatisfação e afastamento das funções laborais exercidas pelos profissionais a educação é a violência que existe dentro do ambiente escolar e causando transtornos mentais como a depressão, ansiedade e a síndrome de burnout. Conclui-se que medidas de intervenção nas escolas devem ser tomadas para a preparação desses profissionais para o enfrentamento das situações de violência, bem como a criação de programas permanentes para o combate da violência dentro do ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco - UPE (2002). Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Gestão de Serviços e Saúde da Família (UPE). Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014). Doutora em Inovação Terapêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica - PPGIT da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2018). Foi Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina entre junho de 2017 e agosto de 2018. Foi Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (início em 05/10/2020 e término em 20/04/2021). Atualmente é Professora Adjunta do Colegiado de Enfermagem e Coordenadora Setorial de Extensão e Cultura da UPE Campus Petrolina desde 20/04/2021. É docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), nível mestrado profissional. É representante da UPE no Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) da VIII Região de Saúde de Pernambuco. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UPE Campus Petrolina - GPESC/UPE. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Economia da Saúde e desenvolve pesquisas nas áreas de acidentes e violências com utilização de métodos quantitativos.

Alexsandro da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestrando - Programa de Pós graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares. Especialista em Treinamento Desportivo - Instituto Superior de Teologia Aplicada (2009) . Graduado em Educação Física - Universidade de Pernambuco (1998). Professor de Educação Física - Secretaria de Educação de Pernambuco. Professor Formador de Educação Física - Secretaria Municipal de Educação de Petrolina - Pernambuco.

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

FERNANDES, F. E. C. V.; SILVA, A. da. Repercussões da violência na comunidade escolar sobre a saúde mental dos professores da educação básica e estratégias para o seu enfrentamento. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30240, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30240. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30240. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] 20 ANOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL