Os impactos na saúde dos professores da educação básica durante a pandemia da covid-19
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30387Palavras-chave:
Adoecimento, Valorização profissional, Educação, SaúdeResumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar os trabalhos relacionados aos impactos na saúde dos professores da educação básica durante a pandemia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma revisão integrativa na base do Scientific Eletronic Library Online, na Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Impactos, saúde, professores, Educação básica, Pandemia e COVID-19. Os critérios de inclusão foram: trabalhos abertos ao público e que estavam em sintonia com os objetivos desta pesquisa. Foram selecionados oito artigos na busca por meio das palavras-chave citadas acima. O critério de exclusão dos textos encontrados foi: artigos que não estavam de acordo com o objetivo deste trabalho. Após a análise dos textos, foram destacados os principais resultados dos artigos coletados. Os estudos discorreram sobre os danos da Pandemia da Covid-19 na saúde mental e física dos professores. Foram identificados alguns fatores, como: excesso de trabalho e atividade doméstica, nos quais resultaram no esgotamento desses profissionais, provocando problemas psicológicos e físicos. Destarte, destaca-se a importância do cuidado da saúde física e mental dos educadores neste período pandêmico, desenvolvendo projetos mitigadores dos impactos da pandemia nos docentes.
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