Conflitos entre migrantes e locais

uma análise entre ‘A bagaceira’ e ‘The grapes of wrath’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30498

Palavras-chave:

Regionalismo, Migração, Literatura Comparada

Resumo

O presente estudo tem por objetivo tecer uma análise da construção das identidades regionais dos protagonistas dos romances A bagaceira (1928), de José Américo de Almeida, e The grapes of wrath (1939), de John Steinbeck. Ambos os romances propostos têm como cenário a migração em massa em períodos de crise social ou econômica e, em decorrência desses acontecimentos notoriamente históricos, famílias foram deslocadas de suas comunidades. Essa migração é o que trataremos como um movimento de desenraizamento. Entende-se “desenraizamento” como a retirada do indivíduo de seu espaço no mundo – seja essa “retirada” voluntária, forçada, ou mesmo sazonal –, levando-o à condição de estrangeiro em um novo espaço em que as memórias e a sociedade não lhe são familiares, então necessitando reconstruir sua percepção de comunidade e identidade. O indivíduo deslocado à posição de migrante é posto em posição fragilizada contra o integrante da comunidade local por seu isolamento social. Os pré-conceitos regionais são em grande parte responsáveis pela desconfiança generalizada entre esses grupos, causando um embate entre pessoas que ocupam posições de classe semelhantes, e encerrando um ciclo de violências contra as personagens desenraizadas. Assim, faz-se necessário trabalhar com obras que dialoguem com a posição do imigrante, como Said (2003) e Sayad (1998), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luccas César Bach, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutorando em Estudos Literários pela UFRGS (2021). Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduado do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras/Português/Inglês/Espanhol/Italiano UNIOESTE em 2014. Participação como membro do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALMEIDA, José Américo de. A bagaceira. 19 ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1981.

CASTRO, Ângela Bezerra de. Releitura de A Bagaceira: uma aprendizagem de desaprender. 2 ed. João Pessoa: Secretaria de Estado da Educação e Cultura/Conselho Estadual de Cultura/Gráfica JB, 2010.

CASTRO, Josué de. Geografia da fome – o dilema brasileiro: pão ou aço. 10 ed. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984.

JOACHIMSTHALER, Jürgen. Formação de espaço cultural-regional através de políticas linguísticas e literárias. In: ARENDT, João Claudio; NEUMANN, Gerson Roberto. Regionalismus – Regionalismos: subsídios para um novo debate. Caxias do Sul, RS: Educs, 2013.

REIS, Ronald A. The dust bowl. New York: Chelsea House, 2008.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SAYAD, Abdelmalek. A imigração ou os paradoxos da alteridade. Trad. Cristina Murachco. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

STEINBECK, John. The grapes of wrath. Londres: Penguin Books, 2011.

WEIL, Simone. O enraizamento. Trad. Maria Leonor Loureiro. Bauru: EDUSC, 2001.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

BACH, L. C. Conflitos entre migrantes e locais: uma análise entre ‘A bagaceira’ e ‘The grapes of wrath’ . Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30498, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30498. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30498. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] 20 ANOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL