Análise da dessonorização e da sonorização das consoantes oclusivas e fricativas do português em contato com o alemão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30541

Palavras-chave:

Dessonorização, Sonorização, Dialetologia Pluridimensional e Relacional, Variação

Resumo

Este artigo tem como temática a variação de dessonorização e sonorização das consoantes oclusivas e fricativas do português em contato com o alemão, sendo o objetivo geral da pesquisa analisar o fenômeno de dessonorização e sonorização das consoantes oclusivas e fricativas do português em contato com o alemão em falantes bilíngues de três localidades do Extremo Oeste de Santa Catarina a partir dos dados coletados pelo Atlas das Línguas em Contato na Fronteira (ALCF), projeto de pesquisa vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó (SC). A análise é pautada na seguinte pergunta de pesquisa: quais contextos extralinguísticos atuam como condicionadores para a realização da variação de dessonorização e sonorização das consoantes oclusivas e fricativas do português em contato com o alemão? A base teórica e metodológica da Dialetologia Pluridimensional e Relacional orienta a análise (RADTKE; THUN, 1996; THUN, 1998; 2005; 2010), a qual descreve a língua a partir de diferentes dimensões. Neste estudo, investigamos a variação por meio da dimensão diatópica, diastrática e diageracional. Como resultado, os dados revelam que tanto a variação de dessonorização quanto a de sonorização ocorre na fala dos bilíngues, sendo que a idade junto à baixa escolaridade são fatores importantes no condicionamento dos fenômenos.

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Biografia do Autor

Michele Schneiders, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Doutora em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela mesma universidade. É integrante do grupo de pesquisa "Atlas das Línguas em Contato na Fronteira" - ALCF. Tem interesse na área da Linguística, Sociolinguística e Dialetologia, ensino e aprendizagem de língua materna, variação e mudança linguística, línguas em contato, bilinguismo e línguas de imigração. Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná e Editora-Chefe da revista Ensino & Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná.

Sanimar Busse, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduação em Letras Português/Inglês, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1997). Mestrado em Letras - Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Doutorado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina/UEL. Professor efetivo (dedicação integral) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste. Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Letras, com ênfase em Fonética, Fonologia, Morfologia, História e Formação da Língua Portuguesa, no curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Letras. Professora e orientadora de professores da rede estadual de ensino, do Programa de Desenvolvimento de Educação - PDE/PR. Coordenação do Subprojeto de Língua Portuguesa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste, campus de Cascavel. (Edital nº 61/2013 - PIBID/CAPES). Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Letras (Resolução 277/2011-CEPE). Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS.

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

SCHNEIDERS, M.; BUSSE, S. Análise da dessonorização e da sonorização das consoantes oclusivas e fricativas do português em contato com o alemão. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30541, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30541. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30541. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] 20 ANOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL