“Eu sou indião, eu!”

a presença da subjetividade amazonense no gênero oral “stand-up comedy”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30590

Palavras-chave:

Stand-up comedy, Identidade cultural Amazonense, Análise de discurso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar de que maneira o discurso bem-humorado que compõe o gênero oral “stand-up comedy”, amplamente divulgado por meio das redes sociais, contribui para significar a identidade cultural amazonense. Dessa forma, este escrito promove reflexões acerca da subjetividade que integra a região norte do Brasil, além de evidenciar a maneira como esta vem sendo significada e contatada na contemporaneidade através das plataformas digitais, tal como o YouTube. Para tanto, tomou-se por base os discursos sobre as características do gênero oral stand-up comedy (MINTZ, 1985; DEGANI, 2018); e sobre o processo de formação da identidade cultural amazonense (GONDIM, 2007; BENCHIMOL, 2021). Além disso, a pesquisa está situada no campo da Análise de Discurso Francesa (ADF), logo, ampara-se nos métodos de estudo desenvolvidos por Pêcheux (2008) e utilizados por Orlandi (2015) e Freire (2021). Consequentemente, a pesquisa utilizou como corpus os vídeos de stand-up comedy intitulados “Eu sou indião, eu!” e “Fila de piadas cidade - Manaus”. Obtendo resultados que apontam para a presença de dois discursos – o cosmopolita e o caboclo – que compõem a subjetividade do norte do país, significando e reforçando a identidade cultural amazonense mesmo que em um território digital, revestida do riso provocado pelos stand-ups comedy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hudson Silva de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas (2017); Especialista em Didática do Ensino Superior (2017) pela Universidade Nilton Lins; Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2019); cursando o Mestrado em Letras, na área de Teoria e Análise Linguística, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é professor da rede estadual de ensino (SEDUC - AM), atuando no Ensino Médio, na Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza. Áreas de interesse: literatura (nacional e amazonense), identidade cultural amazonense, competência leitora-interpretativa, estética da recepção, mídias na educação, linguagem multimodal e análise de discurso.

Sérgio Augusto Freire de Souza, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Sérgio Freire é graduado em Letras - Língua Inglesa (1990) e em Psicologia (2019) na Universidade Federal do Amazonas, concluiu o Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas em 1998 e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 2005. É Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas, onde exerceu os cargos de Chefe de Departamento, vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras e vice-coordenador do PPGL-Mestrado em letras - UFAM. Foi Subsecretário de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manaus de 2005 a 2007, quando coordenou a implantação do Centro Municipal de Educação Especial e o Processo Seletivo para Escolhas de Diretores - PROSED. Publicou artigos em periódicos especializados e sete livros: "Conhecendo análise de discurso", "New Citizen", "Amazonês: expressões e termos usados no Amazonas", "Redação: fundamentos e práxis", "Microcontos", "Análise de Discurso: procedimentos metodológicos" e "Flores no asfalto quente: escritos". Participou de vários eventos no Brasil, entre os quais se destacam o I Festival Internacional da Floresta - FLIFLORESTA - Manaus e a 8a e 9a edição da Feira Nacional de Livros de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto, SP. Atua na área de linguística, com ênfase em ensino de línguas e análise de discurso. É líder do Grupo de Pesquisas Discurso e Práticas Sociais e membro do LAPCRI, Laboratório de Psicanálise, Clínica e Criação vinculado à Universidade Federal do Amazonas. Suas áreas de atuação científica são o ensino de línguas, linguística, educação, novas tecnologias, redes sociais digitais, análise de discurso e psicanálise. Atualmente é Diretor da Editora da Universidade Federal do Amazonas - EDUA.

Referências

AMAZONAS Educativo. 1. ed. Manaus: Editora Formato 2, 2020.

ANDRADE, Valdete Aparecida Borges; OTTONI, Maria Aparecida Resende. Caracterização do gênero stand up. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 19, n. 2, 2017.

BARROSO, Priscila F.; BONETE, Wilian J.; QUEIROZ, Ronaldo Queiroz de M. Antropologia e Cultura. Porto Alegre: SAGAH, 2017. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595021853/. Acesso em: 04 out. 2022.

BENCHIMOL, Samuel. Amazônia – formação social e cultural. 4. ed. Manaus: Editora Valer, 2021.

BERGSON, Henri. O riso: Ensaio sobre a significação do cômico. Título original: Le Rire. Tradução e notas de Maria Adriana Camargo Cappello; Introdução de Débora Cristina Morata Pinto. São Paulo: Edipro, 2018.

BRAGA, Hudson. Contradições Persistentes. Valer Cultural: Vidas ameaçadas, Manaus - AM, ano II, n. 10, p. 28-41, maio 2014.

DEGANI, Marina Costa et al. A (des) graça do humor: Humor e Gênero no Stand up Comedy brasileiro a partir da Análise do Discurso. Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, 2018.

FREIRE, Sérgio. Janus, o caboclo high-tech: discursos fundadores e a cultura em Manaus. Manaus, 27 de maio, 2009.

FREIRE, Sérgio. Amazonês: termos e expressões usados no Amazonas. 3. ed. Manaus: Valer, 2020.

FREIRE, Sérgio. Análise de discurso: procedimentos metodológicos. 2. ed. Manaus: EDUA, 2021.

GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. 2. ed. Manaus: Editora Valer, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho Científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2010.

MINTZ, Lawrence E. Standup Comedy as Social and Cultural Mediation. AmericanQuarterly, v. 37, n. 1, Special Issue: American Humor, p. 71-80, 1985. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2712763. Acesso em: 20 jan. 2023.

MOREIRA, Ester Roberta Cardoso. Desvendando as Punch-line: construção e compreeensão de sentidos na comédia de stand-up sob a perspectiva da linguística cognitiva. Dissertação (Mestrado em Letras – Estudos da Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

NASCIMENTO FIGUEIREDO, Aguinaldo. História do Amazonas. Manaus: Editora Valer, 2011.

NUNES, Rosemeri Coelho. Mídias aplicadas na educação e AVEA. 2. ed. rev. Florianópolis: IFSC, 2013.

OLIVEIRA, José Alcimar de. Cultura História e Memória. 2. ed. Manaus: Editora Valer, 2014.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 2015.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos . São Paulo: Parábola, 2019.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento; Tradução: Eni P. Orlando. 5. ed. Campinas: Pontes Editores, 2008.

PEDROSA, Geceilma Oliveira. Discurso surdo: uma reversibilidade de efeitos de sentido entre o poder surdo e a resistência. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.

SCRIMIM, Nayara Dias. A influência das redes sociais na subjetividade d@s sujeit@s contemporâne@s. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

SOUZA, Márcio. A Expressão Amazonense. Manaus: Editora Valer, 2010.

THOMPSON, John B., Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

AZEVEDO, H. S. de; SOUZA, S. A. F. de. “Eu sou indião, eu!”: a presença da subjetividade amazonense no gênero oral “stand-up comedy”. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30590, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30590. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30590. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] 20 ANOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PPGL