“Eu sou indião, eu!”
a presença da subjetividade amazonense no gênero oral “stand-up comedy”
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30590Palavras-chave:
Stand-up comedy, Identidade cultural Amazonense, Análise de discursoResumo
Este trabalho tem como objetivo geral avaliar de que maneira o discurso bem-humorado que compõe o gênero oral “stand-up comedy”, amplamente divulgado por meio das redes sociais, contribui para significar a identidade cultural amazonense. Dessa forma, este escrito promove reflexões acerca da subjetividade que integra a região norte do Brasil, além de evidenciar a maneira como esta vem sendo significada e contatada na contemporaneidade através das plataformas digitais, tal como o YouTube. Para tanto, tomou-se por base os discursos sobre as características do gênero oral stand-up comedy (MINTZ, 1985; DEGANI, 2018); e sobre o processo de formação da identidade cultural amazonense (GONDIM, 2007; BENCHIMOL, 2021). Além disso, a pesquisa está situada no campo da Análise de Discurso Francesa (ADF), logo, ampara-se nos métodos de estudo desenvolvidos por Pêcheux (2008) e utilizados por Orlandi (2015) e Freire (2021). Consequentemente, a pesquisa utilizou como corpus os vídeos de stand-up comedy intitulados “Eu sou indião, eu!” e “Fila de piadas cidade - Manaus”. Obtendo resultados que apontam para a presença de dois discursos – o cosmopolita e o caboclo – que compõem a subjetividade do norte do país, significando e reforçando a identidade cultural amazonense mesmo que em um território digital, revestida do riso provocado pelos stand-ups comedy.
Downloads
Referências
AMAZONAS Educativo. 1. ed. Manaus: Editora Formato 2, 2020.
ANDRADE, Valdete Aparecida Borges; OTTONI, Maria Aparecida Resende. Caracterização do gênero stand up. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 19, n. 2, 2017.
BARROSO, Priscila F.; BONETE, Wilian J.; QUEIROZ, Ronaldo Queiroz de M. Antropologia e Cultura. Porto Alegre: SAGAH, 2017. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595021853/. Acesso em: 04 out. 2022.
BENCHIMOL, Samuel. Amazônia – formação social e cultural. 4. ed. Manaus: Editora Valer, 2021.
BERGSON, Henri. O riso: Ensaio sobre a significação do cômico. Título original: Le Rire. Tradução e notas de Maria Adriana Camargo Cappello; Introdução de Débora Cristina Morata Pinto. São Paulo: Edipro, 2018.
BRAGA, Hudson. Contradições Persistentes. Valer Cultural: Vidas ameaçadas, Manaus - AM, ano II, n. 10, p. 28-41, maio 2014.
DEGANI, Marina Costa et al. A (des) graça do humor: Humor e Gênero no Stand up Comedy brasileiro a partir da Análise do Discurso. Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis, 2018.
FREIRE, Sérgio. Janus, o caboclo high-tech: discursos fundadores e a cultura em Manaus. Manaus, 27 de maio, 2009.
FREIRE, Sérgio. Amazonês: termos e expressões usados no Amazonas. 3. ed. Manaus: Valer, 2020.
FREIRE, Sérgio. Análise de discurso: procedimentos metodológicos. 2. ed. Manaus: EDUA, 2021.
GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. 2. ed. Manaus: Editora Valer, 2007.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho Científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. São Paulo: Cortez, 2010.
MINTZ, Lawrence E. Standup Comedy as Social and Cultural Mediation. AmericanQuarterly, v. 37, n. 1, Special Issue: American Humor, p. 71-80, 1985. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2712763. Acesso em: 20 jan. 2023.
MOREIRA, Ester Roberta Cardoso. Desvendando as Punch-line: construção e compreeensão de sentidos na comédia de stand-up sob a perspectiva da linguística cognitiva. Dissertação (Mestrado em Letras – Estudos da Linguagem) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
NASCIMENTO FIGUEIREDO, Aguinaldo. História do Amazonas. Manaus: Editora Valer, 2011.
NUNES, Rosemeri Coelho. Mídias aplicadas na educação e AVEA. 2. ed. rev. Florianópolis: IFSC, 2013.
OLIVEIRA, José Alcimar de. Cultura História e Memória. 2. ed. Manaus: Editora Valer, 2014.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 2015.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos . São Paulo: Parábola, 2019.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento; Tradução: Eni P. Orlando. 5. ed. Campinas: Pontes Editores, 2008.
PEDROSA, Geceilma Oliveira. Discurso surdo: uma reversibilidade de efeitos de sentido entre o poder surdo e a resistência. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
SCRIMIM, Nayara Dias. A influência das redes sociais na subjetividade d@s sujeit@s contemporâne@s. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
SOUZA, Márcio. A Expressão Amazonense. Manaus: Editora Valer, 2010.
THOMPSON, John B., Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.