Bens culturais e a constituição do sujeito

pressupostos da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i3.31658

Palavras-chave:

Teoria Histórico-cultural, Sujeito, Cultura, Patrimônio Cultural

Resumo

Haja vista que o ser humano, enquanto sujeito histórico-cultural, desenvolve-se nas relações com o meio e com o outro, este artigo tem como finalidade refletir sobre a constituição do sujeito a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, especialmente dos conceitos de linguagem e cultura e suas implicações educacionais. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza teórica, a partir de uma revisão bibliográfica que tem como base os dois princípios apresentados por Alves-Mazzotti (2002): contextualização do objeto de estudo e análise do referencial teórico, buscando um breve levantamento histórico acerca da formação da sociedade moderna e da instituição escolar sob a óptica capitalista. Em seguida, abordam-se pontos relacionados ao pensamento de Vigotski, como o precursor da Teoria Histórico-Cultural, a linguagem enquanto constituidora do sujeito e o conceito de cultura segundo Leontiev, entendendo que a formação do sujeito histórico-cultural se dá nas relações com o meio e com os outros. Discutem-se também as implicações educacionais da teoria aqui analisada a partir dos bens culturais, buscando exemplificar as exposições teóricas. Destacou-se que os bens culturais, além de terem uma função estética, sejam significativos do ponto de vista da apropriação cultural. Constatou-se, por fim, que a Teoria Histórico-Cultural pode constituir-se como fundamento basilar para a reflexão dos conceitos de linguagem e cultura que estruturam os espaços educacionais. Assim, ações educacionais permitem o entendimento dos significados e sentidos elaborados pela população a respeito dos bens culturais em sua constituição histórica.

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Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Galdino, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, linha de pesquisa Relações Culturais e Históricas na Educação. Atualmente é assistente de educação na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e professora no curso de Pedagogia no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE). Integrante do Grupo de pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) e do grupo Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDMAT).

Danielle Eing, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, linha de pesquisa Educação em Ciências. Possui graduação em História pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2020) e Pós-Graduação em História do Brasil pela Universidade Fucap (2021). Atualmente professora ACT na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e professora dos Anos Finais e Ensino Médio no Colégio Dehon.

Maria Sirlene Pereira Schilickmann, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul – PPGE e licenciaturas. Pedagoga. Especialista em Educação. Mestre e Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul Santa Catarina - UNISUL. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, História, Alfabetização e Letramento na Educação Básica - GEPPHALE.

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Publicado

28-12-2023

Como Citar

GALDINO, A. P. da S.; EING, D.; SCHILICKMANN, M. S. P. Bens culturais e a constituição do sujeito: pressupostos da teoria histórico-cultural. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 3, p. e31658, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i3.31658. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31658. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO