BRINQUEDOTECA: PROPORCIONANDO REFLEXÕES SOB TRÊS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS

Autores

  • Alessandra dos Santos Oliveira
  • Fabiola Colombani Luengo
  • Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros

Palavras-chave:

Brinquedoteca, Infância, Desenvolvimento infantil, Teoria históricocultural.

Resumo

Este trabalho reúne três experiências diferentes sobre o brincar e a

brinquedoteca, duas ramificações das pesquisas de mestrado dos pesquisadores envolvidos

e uma resultante de um projeto de extensão realizado na brinquedoteca de um Hospital

Universitário. O objetivo deste artigo é intensificar a importância deste local em diversos

contextos sociais, como espaço socializador e potencializador de habilidades humanas. A

primeira experiência mostrará um trabalho realizado com os cuidadores das crianças

internadas em uma brinquedoteca hospitalar, a segunda experiência descreverá a

implantação de uma brinquedoteca em uma escola pública de educação infantil, discutindo

fatores políticos e sociais da esfera, com resultados negativos principalmente como espaço

socializador e a terceira experiência descreverá resultados positivos e negativos da

implantação de uma brinquedoteca em uma escola cooperativa de pais, direcionada as

crianças de todas as idades. Após a introdução, um breve histórico sobre a constituição das

primeiras brinquedotecas torna-se relevante para interagir ainda mais o leitor com este

artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2009

Como Citar

DOS SANTOS OLIVEIRA, A.; COLOMBANI LUENGO, F.; OLIVEIRA MURBACH DE BARROS, F. C. BRINQUEDOTECA: PROPORCIONANDO REFLEXÕES SOB TRÊS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3273. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO