O CURRÍCULO COMO CAMPO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS: FOUCAULT, SUBJETIVAÇÃO E (PÓS)MODERNIDADE

Autores

  • José Luís Schifino Ferraro

Palavras-chave:

Currículo, Discurso, Subjetivação, Pós-modernidade, Multiculturalismo.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo reforçar uma visão Foucaultiana de estudo,

entendimento e análise do currículo como prática discursiva, não simplesmente no sentido de

uma “teoria do currículo”, mas de uma representação do real (re)inventada. Tomá-lo como

campo discursivo onde se desenrolam as relações de saber-poder, verdade e dominação tendo

como pano de fundo a sua influência no processo de subjetivação e na construção de identidades

na sociedade multicultural (pós)moderna.

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Publicado

30-04-2009

Como Citar

SCHIFINO FERRARO, J. L. O CURRÍCULO COMO CAMPO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS: FOUCAULT, SUBJETIVAÇÃO E (PÓS)MODERNIDADE. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3290. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO