O dispositivo literatura e a pesquisa etnográfica sobre o livro didático
educação literária no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32940Palavras-chave:
Leitura, Formação de leitores, Literatura na escola, Material didáticoResumo
O ensino da literatura na escola brasileira apresenta-se marcado por orientações metodológicas que não favorecem a educação literária, sendo o livro didático um facilitador da instalação do pensamento acrítico e passivo nas aulas de literatura do ensino médio. Diante disso, este artigo se apoia em Regina Zilberman (2009), que aponta a fragilidade desse recurso e os motivos pelos quais ele repercute negativamente quando o ensino da literatura é observado a partir da leitura literária, e se aprofunda nas investigações de Paulo Sesar Pimentel (2018) e Oton Magno Santana dos Santos (2020). O objetivo é verificar as principais contribuições dos dois estudos, bem como de que modo eles dialogam e se complementam e, também, como colocam-se em intersecção com estudos da mesma área, como Rildon Cosson (2013, 2020) e Magda Soares (2011). Dentre outras evidências, demonstra-se que o referido material não é mero suporte impresso, mas representa, no contexto da sala de aula, uma posição sobre a leitura literária à disposição da aprovação dos leitores no Enem e nos vestibulares, o que é muito aquém do que se poderia esperar da educação literária na vida dos sujeitos leitores.
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