O ESTUDO DOS NEOLOGISMOS A PARTIR DO GÊNERO PUBLICITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Amanda Ferreira de Albuquerque

Palavras-chave:

Neologismo, Publicidade, Ensino.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir aspectos importantes relacionados ao

estudo da neologia lexical em língua portuguesa a partir de anúncios publicitários, e as

estratégias discursivas inerentes a cada criação de palavras. Uma vez que a sociedade está em

constante mudança e evolução, a publicidade necessita renovar sua linguagem para

acompanhar tais mudanças sociais e atingir seu objetivo, que é o da venda de seu produto,

através de recursos de língua e seleção de palavras que seduzam os possíveis compradores,

buscando saciar, assim, as novas “necessidades” da sociedade de consumo. Desse modo, a

presente pesquisa parte da análise de neologismos presentes na linguagem publicitária,

coletados em anúncios veiculados por revistas destinadas ao público feminino, através de

uma perspectiva discursiva de língua. A partir de tal análise, é possível verificar que no

discurso publicitário a publicidade constrói-se por meio da palavra, que leva a descoberta dos

desejos e aspirações de um TU, que ela se propõe a realizar (CARVALHO, 1996:22). Assim,

para se convencer o TU é necessária uma escolha bastante minuciosa de palavras para atingir

seu principal objetivo comunicativo que é a imposição do seu produto, portanto tal escolha

de palavras não é arbitrária, mas sim estratégica.

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Publicado

30-04-2009

Como Citar

FERREIRA DE ALBUQUERQUE, A. O ESTUDO DOS NEOLOGISMOS A PARTIR DO GÊNERO PUBLICITÁRIO: UMA REFLEXÃO SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3304. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM