Zumbi de Palmares em narrativas transmídia

um novo ethos para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33348
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Palavras-chave:

Novo ethos, Narrativas transmídia, Zumbi de Palmares

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar como as narrativas transmídia acerca do personagem Zumbi de Palmares contribuem para um novo ethos no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa fundamenta-se na teoria dos novos letramentos, para investigação de um novo ethos, com base em Alves e Cruz (2021), Lankshear e Knobel (2007) e Takaki e Santana (2014); e nos estudos sobre narrativas transmídia realizados por Figueiredo (2016), Jenkins (2009), e Torre Aranda e Freire (2020), dentre outros autores. Na metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, juntamente com as pesquisas descritiva, documental e aplicada. Para análise, utiliza-se um corpus formado pela cantiga de capoeira “Homenagem a Zumbi de Palmares”, pelo vídeo intitulado “Dia Nacional da Consciência Negra”, pela história em quadrinhos “Edição Comemorativa dos 300 anos de Zumbi de Palmares” e pelo quiz “Zumbi de Palmares”. Os resultados mostram que as narrativas de cada mídia digital tratam como tema principal a vida do personagem Zumbi, carregadas de informações detalhadas com significados abrangentes, além de influenciar o comportamento crítico, colaborativo e participativos tanto dos produtores das narrativas como dos professores e alunos que podem utilizar essas narrativas para o ensino em sala de aula. As narrativas carregam um aspecto expansionista, pois, ao mesmo tempo que possuem uma temática em comum, buscam preencher lacunas de outras narrativas. Conclui-se que as narrativas transmídia sobre Zumbi de Palmares contribuem para a transformação de um novo ethos e de uma nova mentalidade no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no contexto da educação básica.

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Biografia do Autor

Dalila Maria Silva de Macêdo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em Letras- Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa (UFPI) e atualmente mestranda bolsista do Programa de Pós-Graduação em Letras- Linguística (PPGEL/UFPI). Participou do Programa de Residência Pedagógica (RP) como bolsista de 2020 a 2022, foi monitora da disciplina de Leitura e Produção de Textos II no período 2022.1 e atuou na Iniciação Científica Voluntária (ICV) ,no período de 2021 a 2022, pesquisando na área de Análise do Dicurso sob perspectiva da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Já foi estagiária pela Semec em 2019, pelo Instituto Dom Barreto em 2021 e participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Análise do Discurso da UFPI (NEPAD).

Naziozênio Antonio Lacerda, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Estudos Linguísticos, área de concentração: Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012); Mestre em Letras, área de concentração: Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2001); Especialista em Letras-Português (1987) e Graduado em Letras - Licenciatura: Português/Inglês (1985), pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina-PE. Professor associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com atuação na graduação em Letras desde 1992 e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) começando no 2º semestre de 2019. Tem experiência nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa, Ecolinguística, Neurociências e Educação. Atua principalmente em: linguística; linguística aplicada; leitura, produção e reescrita de textos e gêneros textuais digitais; ensino-aprendizagem de língua portuguesa para fins específicos; linguagem, tecnologia e cognição; práticas de linguagem, novos letramentos, multimídia e hipermídia; mediação tecnológica no ensino-aprendizagem de língua portuguesa; língua e meio ambiente; linguagem e neurociência; e neuroeducação. É membro da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP).

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Publicado

15-08-2024

Como Citar

MACÊDO, D. M. S. de; LACERDA, N. A. Zumbi de Palmares em narrativas transmídia: um novo ethos para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 2, p. e33348, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i2.33348. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/33348. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

[DT] "DISCURSO E LETRAMENTO LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS"