Zumbi de Palmares em narrativas transmídia
um novo ethos para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33348Palavras-chave:
Novo ethos, Narrativas transmídia, Zumbi de PalmaresResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar como as narrativas transmídia acerca do personagem Zumbi de Palmares contribuem para um novo ethos no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa fundamenta-se na teoria dos novos letramentos, para investigação de um novo ethos, com base em Alves e Cruz (2021), Lankshear e Knobel (2007) e Takaki e Santana (2014); e nos estudos sobre narrativas transmídia realizados por Figueiredo (2016), Jenkins (2009), e Torre Aranda e Freire (2020), dentre outros autores. Na metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, juntamente com as pesquisas descritiva, documental e aplicada. Para análise, utiliza-se um corpus formado pela cantiga de capoeira “Homenagem a Zumbi de Palmares”, pelo vídeo intitulado “Dia Nacional da Consciência Negra”, pela história em quadrinhos “Edição Comemorativa dos 300 anos de Zumbi de Palmares” e pelo quiz “Zumbi de Palmares”. Os resultados mostram que as narrativas de cada mídia digital tratam como tema principal a vida do personagem Zumbi, carregadas de informações detalhadas com significados abrangentes, além de influenciar o comportamento crítico, colaborativo e participativos tanto dos produtores das narrativas como dos professores e alunos que podem utilizar essas narrativas para o ensino em sala de aula. As narrativas carregam um aspecto expansionista, pois, ao mesmo tempo que possuem uma temática em comum, buscam preencher lacunas de outras narrativas. Conclui-se que as narrativas transmídia sobre Zumbi de Palmares contribuem para a transformação de um novo ethos e de uma nova mentalidade no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no contexto da educação básica.
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