Zumbi de Palmares in transmedia narratives

a new ethos for teaching and learning

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33348
Supporting Agencies
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Keywords:

New ethos, Transmedia narratives, Zumbi de Palmares

Abstract

This article aims to analyze how transmedia narratives about the character Zumbi de Palmares contribute to a new ethos in teaching and learning of Portuguese language. The research is grounded in the theory of new literacies, investigating a new ethos based on Alves and Cruz (2021), Lankshear and Knobel (2007), and Takaki and Santana (2014). It also draws from studies on transmedia narratives conducted by Figueiredo (2016), Jenkins (2009), Torre Aranda, and Freire (2020), among others authors. The methodology adopts a qualitative approach, along with descriptive, documentary, and applied research. For analysis, a corpus is formed by the capoeira song “Homage to Zumbi de Palmares”, the video titled “National Black Consciousness Day”, the comic book “Commemorative Edition of Zumbi de Palmares’ 300 years”, and the quiz “Zumbi de Palmares”. The results reveal that narratives across digital media focus on Zumbi’s life, providing detailed information with broad meanings. These narratives influence critical, collaborative, and participatory behavior among both narrative producers and teachers and students who can use these narratives for classroom instruction. Furthermore, the narratives exhibit an expansionist aspect, simultaneously addressing common themes while filling gaps left by other narratives. In conclusion, transmedia narratives about Zumbi de Palmares contribute to transforming a new ethos and mindset in the Portuguese language teaching and learning within the context of basic education.

Downloads

Author Biographies

Dalila Maria Silva de Macêdo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em Letras- Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa (UFPI) e atualmente mestranda bolsista do Programa de Pós-Graduação em Letras- Linguística (PPGEL/UFPI). Participou do Programa de Residência Pedagógica (RP) como bolsista de 2020 a 2022, foi monitora da disciplina de Leitura e Produção de Textos II no período 2022.1 e atuou na Iniciação Científica Voluntária (ICV) ,no período de 2021 a 2022, pesquisando na área de Análise do Dicurso sob perspectiva da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Já foi estagiária pela Semec em 2019, pelo Instituto Dom Barreto em 2021 e participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Análise do Discurso da UFPI (NEPAD).

Naziozênio Antonio Lacerda, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Estudos Linguísticos, área de concentração: Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012); Mestre em Letras, área de concentração: Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2001); Especialista em Letras-Português (1987) e Graduado em Letras - Licenciatura: Português/Inglês (1985), pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina-PE. Professor associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com atuação na graduação em Letras desde 1992 e como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) começando no 2º semestre de 2019. Tem experiência nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa, Ecolinguística, Neurociências e Educação. Atua principalmente em: linguística; linguística aplicada; leitura, produção e reescrita de textos e gêneros textuais digitais; ensino-aprendizagem de língua portuguesa para fins específicos; linguagem, tecnologia e cognição; práticas de linguagem, novos letramentos, multimídia e hipermídia; mediação tecnológica no ensino-aprendizagem de língua portuguesa; língua e meio ambiente; linguagem e neurociência; e neuroeducação. É membro da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP).

References

ALVES, J. R. V. CRUZ, S. X. O “novo” na escola tipográfica: ética e novos letramentos no ensino de Língua Inglesa em escolas públicas. Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 10, n. 2, p. 619-634, 2021. Disponível em: http://www.periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/3196. Acesso em: 10 jul. 2024.

ARAÚJO, F. C. V. M. de Novos letramentos na plataforma Google Classroom: uma análise da perspectiva acadêmica e educacional de professores de Língua Portuguesa. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2023.

BOA VOZ. Homenagem a Zumbi de Palmares. 2012, 3:37 minutos. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/track/0l8Pr1xTLL0k5WdcBuA3Hb?si=fcaf81a117804a52&nd=1&dlsi=94ba35e15af94a85. Acesso em: 03 jan.2024.

DUBOC, A. P. M. O ‘novo’ nos novos letramentos: implicações para o ensino de línguas estrangeiras. Revista Contexturas: Ensino Crítico de Língua Inglesa, v. 18, p. 9-28, 2011. Disponível em: https://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/duboc-o-novo-nos-novos-letramentos.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

FIGUEIREDO, C. A. P. de. Narrativa transmídia: modos de narrar e tipos de história. Letras, Santa Maria, v. 16, n. 53, p. 45-64. 2016.

FLORIDI, L. The Onlife Manifesto: the onlife initiative. In: FLORIDI, L. (ed.). The Onlife Manifesto. London: Springer Open, Oxford Internet Institute, University of Oxford, 2015.

GIOVAGNOLI, M Transmedia storytelling: imagery, shapes e tecniques. Pittsburgh: ETC PRESS, 2011.

HARAWAY, D. J. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: SILVA, T. T. (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 33-118.

JENKINS, H. Cultura de convergência. 2. ed. ampl. e atual. Tradução de Susana Alexandrina. São Paulo: Aleph, 2009.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling the new in new literacies. In: KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. (ed.) A new literacies sampler. Nova York: Peter Lang, 2007.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

LIMA, D. de J.; MERCADO, L. P. L.; VERSUTI, A. C. A transmídia e sua potência na prática de leitura e produção textual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S. l.], v. 12, n. esp. 2, p. 1313-1330. 2017.

MOURA, K. M. de P.; FRANCO, S. R. K. Narrativa transmídia na formação de professores: produções e potencialidades. Revista Contemporânea de Educação, [S. l.], v. 18, n. 41, p. 327-345. 2023.

MUNDO DE KADUZINHO. Zumbi de Palmares - Dia Nacional da Consciência Negra. Vídeo (5:24 min). Youtube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AtWUKCsQHqQ. Acesso em: 03 jan. 2024.

QUIZ ZUMBI DE PALMARES. Zumbi de Palmares. Wordwall. Disponível em: https://wordwall.net/resource/7059282/zumbi-dos-palmares. Acesso em: 20 jan. 2024.

SOUZA, C. R. de. Edição comemorativa dos 300 anos de Zumbi de Palmares. Funarbe. 1995. Disponível em: https://lemad.fflch.usp.br/sites/lemad.fflch.usp.br/files/hq%20zumbi_0.pdf. Acesso em: 03 jan. 2024.

SOUZA, E. M. P. de. A cibercultura e ensino da Língua Portuguesa. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 1, p. 16, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/4363. Acesso em: 30 jun. 2024.

TAKAKI, N. H.; SANTANA, F. B. de. Entendendo os novos letramentos da perspectiva educacional: foco nas práticas sociais diárias. Revista Diálogos Interdisciplinares – GEPFIP, Aquidauana, v. 1, n. 1, p. 52-66, out. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/567. Acesso em: 30 jun. 2024.

TORRE ARANDA, M. del C. de la; FREIRE, M. M. Narrativas transmídia: entre multiletramentos e letramentos transmídia, o que levar para a aula de línguas? Trab. Ling. Aplic., Campinas, n. 59.2, p. 1531-1554. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/NpJtTZS7WvTSNKN4NPXNJTd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 jun. 2024.

Published

15-08-2024

How to Cite

MACÊDO, D. M. S. de; LACERDA, N. A. Zumbi de Palmares in transmedia narratives: a new ethos for teaching and learning. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 2, p. e33348, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i2.33348. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/33348. Acesso em: 13 apr. 2025.

Issue

Section

[DT] "DISCURSO E LETRAMENTO LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS"