Revisão Sistemática do EMI
uma investigação do contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v19i3.36228Palavras-chave:
Inglês como Meio de Instrução, Internacionalização, Ensino de Inglês, BrasilResumo
Este estudo apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre o English Medium Instruction (EMI) no Brasil, englobando a produção acadêmica produzida na última década. O objetivo foi mapear as publicações nacionais sobre o tema, analisando tanto as contribuições quanto os desafios de sua implementação no contexto brasileiro, principalmente nas instituições de ensino superior. Para isso, foram consultadas as bases Web of Science e Google Acadêmico, das quais resultaram 28 artigos que foram organizados em categorias e subcategorias temáticas. Os resultados revelam que a maior parte das pesquisas enfatiza aspectos desafiadores, como o baixo nível de proficiência em inglês de docentes e discentes, a ausência de regulamentação e apoio institucional, além da carência de treinamentos de formação específica para professores. Observou-se também a existência de barreiras relacionadas à falta de interesse de alguns segmentos acadêmicos e à insuficiência de políticas que orientem a adoção do EMI no país. Apesar disso, a literatura apresenta ganhos relevantes dessa metodologia de ensino, como a melhoria das competências linguísticas, o aumento da visibilidade internacional das universidades, a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho globalizado e a sua acessibilidade em comparação à mobilidade acadêmica. Conclui-se que, embora recente no contexto brasileiro, o EMI apresenta potencial significativo para fortalecer a internacionalização em casa, mas demanda estratégias institucionais mais consistentes e maior foco em pesquisas que aprofundem sua eficácia e sua aplicação no país.
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