Revisão Sistemática do EMI

uma investigação do contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i3.36228

Palavras-chave:

Inglês como Meio de Instrução, Internacionalização, Ensino de Inglês, Brasil

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre o English Medium Instruction (EMI) no Brasil, englobando a produção acadêmica produzida na última década. O objetivo foi mapear as publicações nacionais sobre o tema, analisando tanto as contribuições quanto os desafios de sua implementação no contexto brasileiro, principalmente nas instituições de ensino superior. Para isso, foram consultadas as bases Web of Science e Google Acadêmico, das quais resultaram 28 artigos que foram organizados em categorias e subcategorias temáticas. Os resultados revelam que a maior parte das pesquisas enfatiza aspectos desafiadores, como o baixo nível de proficiência em inglês de docentes e discentes, a ausência de regulamentação e apoio institucional, além da carência de treinamentos de formação específica para professores. Observou-se também a existência de barreiras relacionadas à falta de interesse de alguns segmentos acadêmicos e à insuficiência de políticas que orientem a adoção do EMI no país. Apesar disso, a literatura apresenta ganhos relevantes dessa metodologia de ensino, como a melhoria das competências linguísticas, o aumento da visibilidade internacional das universidades, a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho globalizado e a sua acessibilidade em comparação à mobilidade acadêmica. Conclui-se que, embora recente no contexto brasileiro, o EMI apresenta potencial significativo para fortalecer a internacionalização em casa, mas demanda estratégias institucionais mais consistentes e maior foco em pesquisas que aprofundem sua eficácia e sua aplicação no país.

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Biografia do Autor

Eliana Kobayashi, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos na área de avaliação de proficiência em língua inglesa. É mestre e doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, tem graduação em Comunicação Social pela UNESP, graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes, especialização em Administração de Marketing pela Universidade de Marília. Além disso, tem certificação TESOL training pela Northern Virginia Community College - Estados Unidos (Bolsa Capes) e certificação ICELT (In-service Certificate in Language Teaching) da Universidade de Cambridge - Inglaterra. Atuou na área de comunicação em empresas no Brasil e exterior, tendo experiência internacional no Japão, onde participou de um programa de intercâmbio profissional, e em Londres, onde estudou inglês para negócios. Desenvolveu pesquisas com a Universidade de Cambridge (Inglaterra) na área de efeito retroativo de exames internacionais de proficiência (Cambridge ESOL Funded Research Programme, Round Three) e também sobre a avaliação de proficiência em língua inglesa na formação de professores de inglês (Cambridge English Funded Research Programme, Round Eight). Além disso, tem experiência como examinadora oral dos exames da Universidade de Cambridge nos níveis PET, KET, FCE, CAE e CPE. Docente das disciplinas de comunicação empresarial, Inglês para Propósitos Específicos e leitura, interpretação e produção de textos, metodologia científica, redação empresarial e projeto integrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Lingüística Aplicada relacionadas aos seguintes temas: avaliação em língua inglesa, efeito retroativo de testes de alta relevância e inglês para negócios. Possui certificação de proficiência em língua inglesa - CPE da Cambridge (Certificate of Proficiency in English), BULATS (Business Language Testing Service) nível C2 e TOEFL ITP.

Emily Matsuda, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Graduanda em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Suzano, onde ingressou em 2024. Seus interesses acadêmicos e de pesquisa envolvem áreas relacionadas à engenharia, automação e tecnologia aplicada. Além disso, participa de projeto de iniciação científica na área de Linguagens, com foco no ensino e uso da língua inglesa em contextos acadêmicos. 

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Publicado

08-12-2025

Como Citar

KOBAYASHI, E.; MATSUDA, E. Revisão Sistemática do EMI: uma investigação do contexto brasileiro. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 3, p. e36228, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i3.36228. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/36228. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

LINGUAGEM