Aproximações entre a teoria ator-rede de Bruno Latour e o campo da educação em ciências

um olhar sobre o Encontro Nacional de Pesquisa

Autores

  • Luciana Borowski Pietricoski Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Jessica Engel do Nascimento Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i3.36251

Palavras-chave:

Rede Sociotécnica, Bruno Latour, Sociologia da Ciência, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo consiste em uma investigação da produção acadêmica de trabalhos apresentados e publicados nas atas de um dos maiores eventos brasileiros para a pesquisa no ensino de Ciências, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), em todas as edições do evento, compreendendo o período de 1997 a 2023, relativa a Teoria Ator-Rede e a Sociologia de Bruno Latour. Esse trabalho se configurou como um estado do conhecimento e justifica-se pela importância de contribuir para estudos futuros da temática, além de ampliar a divulgação de trabalhos científicos e auxiliar na organização e sistematização de dados já produzidos. Os artigos encontrados foram analisados de acordo com a estratégia metodológica de análise de conteúdo de Bardin. A análise evidenciou um crescimento da produção acadêmica em ensino de Ciências que utiliza o referencial teórico de Bruno Latour nas edições do evento, o que revela o interesse dos pesquisadores em articular as contribuições desse sociólogo e suas teorias ao campo do ensino. Os trabalhos utilizaram esse referencial para articular o processo de ensino e aprendizagem, formação de professores, divulgação do conhecimento científico e análise da produção de conhecimento. Evidencia-se a relevância desse referencial nos processos educacionais que envolvem a atuação de atores humanos e não humanos na rede de produção do conhecimento escolar, bem como seu potencial de aplicação no campo do ensino de Ciências. Conclui-se que a aproximação entre a Teoria Ator-Rede e o ensino de Ciências oferece um potente referencial para compreender a complexidade dos processos educativos e das práticas de produção de conhecimento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Borowski Pietricoski, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. É professora associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Realeza, e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais da UFFS.

Jessica Engel do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2018). Mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016-2018). Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2011 - 2016). Colaboradora e integrante do projeto Comunidades de Prática de Biologia: pesquisa e ensino - CoP, na qual são realizadas discussões, grupos de estudo e pesquisas no âmbito do ensino de ciências e biologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016). Integrante do grupo de educação em ciências e biologia - GECIBIO, realizando grupo de estudos e discussões referentes ao ensino de ciências e biologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014 - 2016). Bolsista do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2014 - 2016). Professora estagiária no laboratório de ciências do município de Cascavel (2015 - 2016). Estagiária no Laboratório de Análises Clínicas, Ensino, Pesquisa e Extensão - LACEPE, desenvolvendo trabalhos de auxílio laboratorial no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP (2014 - 2015). Exerceu função como estagiária no Instituto Ambiental do Paraná - IAP, desenvolvendo trabalhos na área administrativa, operacional e de educação ambiental (2011 - 2013).

Referências

ALLAIN, L. R.; COURA, A. P. Translações de interesse realizadas no âmbito do PET Biologia: desvios ou associações com a docência? Atas XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, 2019. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0583-1.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

ALLAIN, L. R.; DELGADO, P. C. S.; COUTINHO, F. A. O PIBID e sua relação com a identidade profissional de professores de Biologia em formação: uma abordagem a partir da Teoria Ator-Rede. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Caldas Novas, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0296-1.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

ARAÚJO, T. D.; ANDRADE, G. M. P. C.; RODRIGUES e SILVA, F. A.; COUTINHO, F. A. A mobilização de diferentes actantes em uma explicação de um experimento sobre o conteúdo “Equilíbrio químico”. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=ARA%DAJO%2C+T.+D.%3B+ANDRADE%2C+G.+M.+P.+C.%3B+RODRIGUES+e+SILVA%2C+F.+A.%3B+COUTINHO%2C+F.+A.+A+mobiliza%E7%E3o+de+diferentes+actantes+em+uma+explica%E7%E3o+de+um+experimento+sobre+o+conte%FAdo+%93Equil%EDbrio+qu%EDmico%94.+Atas+do+X+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%E7%E3o+em+Ci%EAncias%2C+%C1guas+de+Lindoia%2C+2015. Acesso em: 7 nov. 2025.

ARRUDA, A. P. D.; SILVA, F. A. R.; COUTINHO, F. A. Delineando uma rede em um projeto de extensão universitária com o uso da teoria ator rede. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRANQUINHO, F. T. B. Uma proposta de educação em ciência baseada na relação entre o conceito de rede sociotécnica de Latour (1994) e o conhecimento associado às plantas medicinais. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2003.

BUZATO, M. E. K. Letramento, novas tecnologias e a Teoria Ator-Rede: um convite à pesquisa. Remate de Males, v. 29, p. 71-88, 2009. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/797756887/BUZATO-2010-Letramento-Novas-Tecnologias-e-a-Teoria-Ator-Rede-Um-Convite-a-Pesquisa. Acesso em: 7 nov. 2025.

CARVALHO, I. A. A Rede Sociotécnica na Formação de Professores de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/Física. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/90521/240835.pdf?sequence=1. Acesso em: 7 nov. 2025.

CARVALHO, I.; MION, R.; SOUZA, C. A. Abordagem CTS na formação de professores (investigador ativo) de física em rede sócio-técnica. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2005. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p92.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

CARVALHO, I.; MION, R.; SOUZA, C. A. O desenvolvimento do conhecimento científico contribuições de Bruno Latour. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2005.

COUTINHO, F. A.; MATOS, S.A.; RODRIGUES e SILVA, F. A. Aporias dentro do movimento ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Apontamentos para uma solução. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), n. 7, p. 2176-2185, 2014. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/items/0efa1424-b67e-4faf-88c4-b9f7c8e0bd66. Acesso em: 7 nov. 2025.

COUTINHO, F. A.; RODRIGUES e SILVA, F. A.; MATOS, S. A.; SOUZA, D. F.; PRADO, D. Proposta de uma unidade de análise para a materialidade da cognição. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO), n. 7, p. 1930-1942, 2014.

COUTINHO, F. A.; VIANA, G. M. Teoria ator-rede e educação. Curitiba: Editora Appris, 2019.

DELGADO, P. C. S.; COUTINHO, F. A. Licenciandos do PIBID e o ensino de controvérsias: as relações entre ciência e política no ensino de ciências. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1343-1.PDF. Acesso em: 7 nov. 2025.

FREITAS, P. H.; SILVA, R. R.; ZANIN, A. P. S.; ANDRADE, M. A. B. S.; MEGLHIORATTI, F. A. A utilização de filmes de entretenimento no ensino de ecologia sob o olhar da teoria ator-rede. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=FREITAS%2C+P.+H.%3B+SILVA%2C+R.+R.%3B+ZANIN%2C+A.+P.+S.%3B+ANDRADE%2C+M.+A.+B.+S.%3B+MEGLHIORATTI%2C+F.+A.+A+utiliza%E7%E3o+de+filmes+de+entretenimento+no+ensino+de+ecologia+sob+o+olhar+da+teoria+ator-rede.+Atas+do+XI+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%E7%E3o+em+Ci%EAncias%2C+Florian%F3polis%2C+2017. Acesso em: 7 nov. 2025.

GONTIJO, G. B.; MOTA, G. P. R.; OLIVEIRA, J. R. S. Análise da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia de Latour. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=GONTIJO%2C+G.+B.%3B+MOTA%2C+G.+P.+R.%3B+OLIVEIRA%2C+J.+R.+S.+An%E1lise+da+revista+Minas+Faz+Ci%EAncia%3A+a+divulga%E7%E3o+cient%EDfica+sob+o+olhar+da+sociologia+de+Latour.+Atas+do+X+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%E7%E3o+em+Ci%EAncias%2C+%C1guas+de+Lindoia%2C+2015. Acesso em: 7 nov. 2025.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos - Ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LATOUR, B. Reagregando o social. Uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador/Bauru: EDUFBA/EDUSC, 2012.

LATOUR, B. The Pasteurization of France. Cambridge: Harvard University Press, 1988.

LORENZETTI, L.; MUENCHEN, C.; SLONGO, I. I. P. A crescente presença da epistemologia de Ludwik Fleck na pesquisa em educação em ciências no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 373-404, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6041. Acesso em: 7 nov. 2025.

MELO, L. W. S.; OLIVEIRA, M. A. Uma leitura pragmatista de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. Ciência & Educação, v. 29, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/KF5fP7zLbQTwQtch4nJGpkH/?format=html&lang=pt. Acesso em: 7 nov. 2025.

NEVES, G. S.; ALLAIN, L. R. Traçando as redes da evasão: identidade docente de egressos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0141-1.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

OLIVEIRA, J. R. S. A dinâmica da ciência em artigos de divulgação científica da revista Pesquisa FAPESP. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0151-1.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

PEREIRA, A. F.; GOULART, M. I. M.; COUTINHO, F. A. Aprendizagem de ciências na educação infantil enquanto participação em um campo de prática. Primeiras aproximações. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=PEREIRA%2C+A.+F.%3B+GOULART%2C+M.+I.+M.%3B+COUTINHO%2C+F.+A.+Aprendizagem+de+ci%EAncias+na+educa%E7%E3o+infantil+enquanto+participa%E7%E3o+em+um+campo+de+pr%E1tica.+Primeiras+aproxima%E7%F5es.+Atas+do+X+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%E7%E3o+em+Ci%EAncias%2C+%C1guas+de+Lindoia%2C+2015. Acesso em: 7 nov. 2025.

RIBEIRO, N. A.; PEREIRA, A. F.; COUTINHO, F. A. A produção de conhecimentos por crianças pequenas e a importância dos não-humanos na descoberta do ar. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=RIBEIRO%2C+N.+A.%3B+PEREIRA%2C+A.+F.%3B+COUTINHO%2C+F.+A.+A+produ%E7%E3o+de+conhecimentos+por+crian%E7as+pequenas+e+a+import%E2ncia+dos+n%E3o-humanos+na+descoberta+do+ar.+Atas+do+XI+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%E7%E3o+em+Ci%EAncias%2C+Florian%F3polis%2C+2017. Acesso em: 7 nov. 2025.

RIBEIRO, T. V.; SILVANO, C. M.; SANTOS, A. T.; GENOVESE, L. G. R. O experimento como uma rede de controvérsias: associações, negociações e seus impactos na educação em ciências. Atas do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, 2019. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm?query=RIBEIRO%2C+T.+V.%3B+SILVANO%2C+C.+M.%3B+SANTOS%2C+A.+T.%3B+GENOVESE%2C+L.+G.+R.+O+experimento+como+uma+rede+de+controv%C3%A9rsias%3A+associa%C3%A7%C3%B5es%2C+negocia%C3%A7%C3%B5es+e+seus+impactos+na+educa%C3%A7%C3%A3o+em+ci%C3%AAncias.+Atas+do+XII+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%C3%A7%C3%A3o+em+Ci%C3%AAncias%2C+Natal%2C+2019. Acesso em: 7 nov. 2025.

ROTH, W.M. e MCGINN, M. K. Knowing, Researching, and Reporting Science Education: Lessons from Science and Technology Studies. Journal of Research in Science Teaching, v. 35, n. 2, p. 213–235, 1998.

SILVA, A. P.; COUTINHO, F. A. Elementos teórico-metodológicos para a análise da materialidade dos espaços formativos no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1546-1.PDF. Acesso em: 7 nov. 2025.

VAZATA, P. A. V.; LIMA, N. W.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. A natureza da luz no contexto clássico e moderno: uma análise de enunciados de um livro de Física aprovado no PNLDEM 2018 a partir dos estudos da ciência de Bruno Latour. Atas do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, 2019. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1213-1.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

ZANON, D. A. V.; ALMEIDA, M. J. P. M.; QUEIROZ, S. L. Contribuições da leitura de um texto de Bruno Latour e Steve Woolgar sobre a vida de laboratório por graduandos em química. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2005.

Downloads

Publicado

08-12-2025

Como Citar

PIETRICOSKI, L. B.; NASCIMENTO, J. E. do. Aproximações entre a teoria ator-rede de Bruno Latour e o campo da educação em ciências: um olhar sobre o Encontro Nacional de Pesquisa. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 3, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i3.36251. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/36251. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO