Approaches between Bruno Latour’s actor-network theory and the field of Science education

a look at the national research meeting

Authors

  • Luciana Borowski Pietricoski Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Jessica Engel do Nascimento Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v19i3.36251

Keywords:

Sociotechnical Network, Bruno Latour, Sociology of Science, Science Education

Abstract

This article consists of an investigation into the academic production of papers presented and published in the proceedings of one of the largest Brazilian events for research in science education, the National Meeting on Research in Science Education, across all editions of the event, covering the period from 1997 to 2023, related to Actor-Network Theory and the Sociology of Bruno Latour. This work was configured as a state of knowledge and is justified by the importance of contributing to future studies on the theme, in addition to expanding the dissemination of scientific works and assisting in the organization and systematization of data already produced. The articles found were analyzed according to Bardin's content analysis methodological strategy. The analysis highlighted a growth in academic production in Science education that uses Bruno Latour's theoretical framework in the event editions, which reveals researchers' interest in connecting this sociologist's contributions and theories to the field of teaching. The works used this framework to link the teaching and learning process, teacher training, dissemination of scientific knowledge, and analysis of knowledge production. The relevance of this framework is evident in educational processes that involve the participation of human and non-human actors in the school knowledge production network, as well as its potential application in the field of Science teaching. It is concluded that the approach between Actor-Network Theory and science teaching offers a powerful framework for understanding the complexity of educational processes and the practices of producing school knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Borowski Pietricoski, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. É professora associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Realeza, e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais da UFFS.

Jessica Engel do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2018). Mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016-2018). Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2011 - 2016). Colaboradora e integrante do projeto Comunidades de Prática de Biologia: pesquisa e ensino - CoP, na qual são realizadas discussões, grupos de estudo e pesquisas no âmbito do ensino de ciências e biologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016). Integrante do grupo de educação em ciências e biologia - GECIBIO, realizando grupo de estudos e discussões referentes ao ensino de ciências e biologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014 - 2016). Bolsista do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2014 - 2016). Professora estagiária no laboratório de ciências do município de Cascavel (2015 - 2016). Estagiária no Laboratório de Análises Clínicas, Ensino, Pesquisa e Extensão - LACEPE, desenvolvendo trabalhos de auxílio laboratorial no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP (2014 - 2015). Exerceu função como estagiária no Instituto Ambiental do Paraná - IAP, desenvolvendo trabalhos na área administrativa, operacional e de educação ambiental (2011 - 2013).

References

ALLAIN, L. R.; COURA, A. P. Translações de interesse realizadas no âmbito do PET Biologia: desvios ou associações com a docência? Atas XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, 2019. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0583-1.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

ALLAIN, L. R.; DELGADO, P. C. S.; COUTINHO, F. A. O PIBID e sua relação com a identidade profissional de professores de Biologia em formação: uma abordagem a partir da Teoria Ator-Rede. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Caldas Novas, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0296-1.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

ARAÚJO, T. D.; ANDRADE, G. M. P. C.; RODRIGUES e SILVA, F. A.; COUTINHO, F. A. A mobilização de diferentes actantes em uma explicação de um experimento sobre o conteúdo “Equilíbrio químico”. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=ARA%DAJO%2C+T.+D.%3B+ANDRADE%2C+G.+M.+P.+C.%3B+RODRIGUES+e+SILVA%2C+F.+A.%3B+COUTINHO%2C+F.+A.+A+mobiliza%E7%E3o+de+diferentes+actantes+em+uma+explica%E7%E3o+de+um+experimento+sobre+o+conte%FAdo+%93Equil%EDbrio+qu%EDmico%94.+Atas+do+X+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%E7%E3o+em+Ci%EAncias%2C+%C1guas+de+Lindoia%2C+2015. Acesso em: 7 nov. 2025.

ARRUDA, A. P. D.; SILVA, F. A. R.; COUTINHO, F. A. Delineando uma rede em um projeto de extensão universitária com o uso da teoria ator rede. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRANQUINHO, F. T. B. Uma proposta de educação em ciência baseada na relação entre o conceito de rede sociotécnica de Latour (1994) e o conhecimento associado às plantas medicinais. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2003.

BUZATO, M. E. K. Letramento, novas tecnologias e a Teoria Ator-Rede: um convite à pesquisa. Remate de Males, v. 29, p. 71-88, 2009. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/797756887/BUZATO-2010-Letramento-Novas-Tecnologias-e-a-Teoria-Ator-Rede-Um-Convite-a-Pesquisa. Acesso em: 7 nov. 2025.

CARVALHO, I. A. A Rede Sociotécnica na Formação de Professores de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/Física. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/90521/240835.pdf?sequence=1. Acesso em: 7 nov. 2025.

CARVALHO, I.; MION, R.; SOUZA, C. A. Abordagem CTS na formação de professores (investigador ativo) de física em rede sócio-técnica. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2005. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p92.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

CARVALHO, I.; MION, R.; SOUZA, C. A. O desenvolvimento do conhecimento científico contribuições de Bruno Latour. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2005.

COUTINHO, F. A.; MATOS, S.A.; RODRIGUES e SILVA, F. A. Aporias dentro do movimento ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Apontamentos para uma solução. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), n. 7, p. 2176-2185, 2014. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/items/0efa1424-b67e-4faf-88c4-b9f7c8e0bd66. Acesso em: 7 nov. 2025.

COUTINHO, F. A.; RODRIGUES e SILVA, F. A.; MATOS, S. A.; SOUZA, D. F.; PRADO, D. Proposta de uma unidade de análise para a materialidade da cognição. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO), n. 7, p. 1930-1942, 2014.

COUTINHO, F. A.; VIANA, G. M. Teoria ator-rede e educação. Curitiba: Editora Appris, 2019.

DELGADO, P. C. S.; COUTINHO, F. A. Licenciandos do PIBID e o ensino de controvérsias: as relações entre ciência e política no ensino de ciências. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1343-1.PDF. Acesso em: 7 nov. 2025.

FREITAS, P. H.; SILVA, R. R.; ZANIN, A. P. S.; ANDRADE, M. A. B. S.; MEGLHIORATTI, F. A. A utilização de filmes de entretenimento no ensino de ecologia sob o olhar da teoria ator-rede. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=FREITAS%2C+P.+H.%3B+SILVA%2C+R.+R.%3B+ZANIN%2C+A.+P.+S.%3B+ANDRADE%2C+M.+A.+B.+S.%3B+MEGLHIORATTI%2C+F.+A.+A+utiliza%E7%E3o+de+filmes+de+entretenimento+no+ensino+de+ecologia+sob+o+olhar+da+teoria+ator-rede.+Atas+do+XI+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%E7%E3o+em+Ci%EAncias%2C+Florian%F3polis%2C+2017. Acesso em: 7 nov. 2025.

GONTIJO, G. B.; MOTA, G. P. R.; OLIVEIRA, J. R. S. Análise da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia de Latour. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=GONTIJO%2C+G.+B.%3B+MOTA%2C+G.+P.+R.%3B+OLIVEIRA%2C+J.+R.+S.+An%E1lise+da+revista+Minas+Faz+Ci%EAncia%3A+a+divulga%E7%E3o+cient%EDfica+sob+o+olhar+da+sociologia+de+Latour.+Atas+do+X+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%E7%E3o+em+Ci%EAncias%2C+%C1guas+de+Lindoia%2C+2015. Acesso em: 7 nov. 2025.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos - Ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LATOUR, B. Reagregando o social. Uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador/Bauru: EDUFBA/EDUSC, 2012.

LATOUR, B. The Pasteurization of France. Cambridge: Harvard University Press, 1988.

LORENZETTI, L.; MUENCHEN, C.; SLONGO, I. I. P. A crescente presença da epistemologia de Ludwik Fleck na pesquisa em educação em ciências no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 373-404, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6041. Acesso em: 7 nov. 2025.

MELO, L. W. S.; OLIVEIRA, M. A. Uma leitura pragmatista de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. Ciência & Educação, v. 29, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/KF5fP7zLbQTwQtch4nJGpkH/?format=html&lang=pt. Acesso em: 7 nov. 2025.

NEVES, G. S.; ALLAIN, L. R. Traçando as redes da evasão: identidade docente de egressos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0141-1.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

OLIVEIRA, J. R. S. A dinâmica da ciência em artigos de divulgação científica da revista Pesquisa FAPESP. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2013. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0151-1.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

PEREIRA, A. F.; GOULART, M. I. M.; COUTINHO, F. A. Aprendizagem de ciências na educação infantil enquanto participação em um campo de prática. Primeiras aproximações. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=PEREIRA%2C+A.+F.%3B+GOULART%2C+M.+I.+M.%3B+COUTINHO%2C+F.+A.+Aprendizagem+de+ci%EAncias+na+educa%E7%E3o+infantil+enquanto+participa%E7%E3o+em+um+campo+de+pr%E1tica.+Primeiras+aproxima%E7%F5es.+Atas+do+X+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%E7%E3o+em+Ci%EAncias%2C+%C1guas+de+Lindoia%2C+2015. Acesso em: 7 nov. 2025.

RIBEIRO, N. A.; PEREIRA, A. F.; COUTINHO, F. A. A produção de conhecimentos por crianças pequenas e a importância dos não-humanos na descoberta do ar. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=RIBEIRO%2C+N.+A.%3B+PEREIRA%2C+A.+F.%3B+COUTINHO%2C+F.+A.+A+produ%E7%E3o+de+conhecimentos+por+crian%E7as+pequenas+e+a+import%E2ncia+dos+n%E3o-humanos+na+descoberta+do+ar.+Atas+do+XI+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%E7%E3o+em+Ci%EAncias%2C+Florian%F3polis%2C+2017. Acesso em: 7 nov. 2025.

RIBEIRO, T. V.; SILVANO, C. M.; SANTOS, A. T.; GENOVESE, L. G. R. O experimento como uma rede de controvérsias: associações, negociações e seus impactos na educação em ciências. Atas do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, 2019. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm?query=RIBEIRO%2C+T.+V.%3B+SILVANO%2C+C.+M.%3B+SANTOS%2C+A.+T.%3B+GENOVESE%2C+L.+G.+R.+O+experimento+como+uma+rede+de+controv%C3%A9rsias%3A+associa%C3%A7%C3%B5es%2C+negocia%C3%A7%C3%B5es+e+seus+impactos+na+educa%C3%A7%C3%A3o+em+ci%C3%AAncias.+Atas+do+XII+Encontro+Nacional+de+Pesquisa+em+Educa%C3%A7%C3%A3o+em+Ci%C3%AAncias%2C+Natal%2C+2019. Acesso em: 7 nov. 2025.

ROTH, W.M. e MCGINN, M. K. Knowing, Researching, and Reporting Science Education: Lessons from Science and Technology Studies. Journal of Research in Science Teaching, v. 35, n. 2, p. 213–235, 1998.

SILVA, A. P.; COUTINHO, F. A. Elementos teórico-metodológicos para a análise da materialidade dos espaços formativos no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, 2015. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1546-1.PDF. Acesso em: 7 nov. 2025.

VAZATA, P. A. V.; LIMA, N. W.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. A natureza da luz no contexto clássico e moderno: uma análise de enunciados de um livro de Física aprovado no PNLDEM 2018 a partir dos estudos da ciência de Bruno Latour. Atas do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, 2019. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1213-1.pdf. Acesso em: 7 nov. 2025.

ZANON, D. A. V.; ALMEIDA, M. J. P. M.; QUEIROZ, S. L. Contribuições da leitura de um texto de Bruno Latour e Steve Woolgar sobre a vida de laboratório por graduandos em química. Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2005.

Published

08-12-2025

How to Cite

PIETRICOSKI, L. B.; NASCIMENTO, J. E. do. Approaches between Bruno Latour’s actor-network theory and the field of Science education: a look at the national research meeting. Travessias, Cascavel, v. 19, n. 3, 2025. DOI: 10.48075/rt.v19i3.36251. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/36251. Acesso em: 8 dec. 2025.

Issue

Section

EDUCAÇÃO