Entre o tempo e o espaço
Intermidialidade no romance gráfico Aqui de Richard McGuire
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v19i3.36268Palavras-chave:
Intermidialidade, Romance grafico, tempo, espaçoResumo
A pesquisa apresentada centrou-se no estudo da intermidialidade, conceito que designa os entrelaçamentos entre mídias e a superação de suas fronteiras, com o objetivo de analisar o romance gráfico Aqui (2014) de Richard McGuire. A partir dessas análises, emergiu o seguinte questionamento: pode o romance gráfico ser proposto como uma materialidade intermidiática que, ao romper as fronteiras das mídias artísticas, sobretudo da literatura e das artes visuais, oferece uma narrativa do tempo e do espaço? Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa apoia-se nos pressupostos teóricos da intermidialidade apresentados por Rajewsky (2012), Higgins (2011) e Moser (2006), bem como nos estudos sobre histórias em quadrinhos e romance gráfico de Eisner (1999) e McCloud (2005). Com o propósito de responder à problematização, estabelece-se como objetivo geral examinar as narrativas intermidiáticas do romance gráfico, a fim de compreender como as relações de sequencialidade entre palavras e a justaposição das imagens se articulam para oferecer uma narrativa do tempo e do espaço.
Downloads
Referências
BRAGA, PATATI, Flávio. Carlos. Almanaque dos quadrinhos: 100 anos de uma mídia popular. 1ª edição. Rio de Janeiro. Editora Ediouro. 2006.
EISNER, Will. Quadrinhos e Arte sequencial. Trad. Luiz Carlos Borges. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1985.
FIGUEIREDO; NOGUEIRA DINIZ; RIBEIRO DE OLIVEIRA, Camila A. Thais Flores, Solange (org.). Intermidialidade e estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria: Editoria UFSM, 2020.
DELEUZE, GUATTARI, Gilles. Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997.
HIGGINS, Dick. Intermídia. In Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Org. de Thais Flores Nogueira Diniz, André soares Vieira. Belo Horizonte: Editora Roma. FALE/UFMG. 2012.
McCLOUD, Scoot. Desvendando os Quadrinhos. Trad. Helcio de Carvalho e Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: Editora M. books, 1993.
McGUIRE, Richard. Aqui. Trad. Érico Assis. São Paulo: Editora Quadrinhos na Cia. 2017.
MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Tradução: Eliana Lourenço de Lima Reis. 2006. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit
NOGUEIRA DINIZ, Thais Flores (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Vol. 1. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.
NOGUEIRA DINIZ; VIEIRA, Thais Flores, André Soares (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Vol. 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.
RAJEVISKI, Irina. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo da intermidialidade. In Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea volume 2. Org. de Thais Flores Nogueira Diniz, André soares Vieira. Belo Horizonte: Editora Rona. FALE/UFMG. 2012.
RAJEVISKI, Irina. O termo intermidialidade em ebulição: 25 anos de debate. In: FIGUEIREDO, C. A. P.; OLIVEIRA, S. R.; DINIZ, T. F. N. (org.). Intermidialidade e estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria: Editora UFSM, 2020.
RAJEVISKI, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e remediação, uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea volume 1. Org. de Thais Flores Nogueira Diniz, Belo Horizonte: Editora Rona. FALE/UFMG. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.