THE DIALOGICAL RELATIONS IN THE CONSTITUTION OF ADVERTISING SPEECH GENRE
Keywords:
, Bakhtin, relações dialógicas, gêneros do discurso, propaganda.Abstract
O escopo deste texto é discutir as relações dialógicas existentes nos discursos enunciativos de campanhas publicitárias, analisando de que forma esses enunciados se constroem e com que parâmetros sociais compactuam. Para tanto, valemo-nos dos conceitos bakhtinianos (2003; 2006; 2008) tais como língua, enunciado, discurso, texto, sujeito, gêneros do discurso, dialogismo e relações dialógicas; das discussões feitas por Rodrigues (2001, 2004, 2005) e Sobral (2013), quando estes também refletem sobre os gêneros discursivos e as suas relações dialógicas; das considerações de Brait (2012) sobre a noção bakhtiniana de texto e dialogismo; das observações feitas por Fiorin (2006, 2012) sobre intertextualidade; e, por fim, das ponderações de Sandmann (2001) sobre o gênero propaganda. Com base nas concepções bakhtinianas, percebemos que as relações dialógicas se originam a partir da combinação das correlações extralinguísticas junto ao enunciado discursivo, presentes no campo de atividade humana. Nesse sentido, a propaganda, assim como outros gêneros do discurso, torna-se a materialização da própria linguagem. A metodologia deste estudo será realizada por meio da análise do corpus escolhido, associada às concepções teóricas dos autores apresentados, a fim de discutir acerca dos diálogos presentes neste corpus. Dessa forma, pretende-se confirmar que o gênero propaganda dialoga com outros enunciados pré-estabelecidos, assim como influenciam para construir e manter padrões socialmente estipulados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Creative Copyright Notice
Policy for Free Access Journals
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the trial with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the work version, published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase both impact and citation of the published trial (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution–NonCommercial-shareaswell 4.0 International License, which allows you to share, copy, distribute, display, reproduce, completely or part of the work, since there is no commercial purpose, and authors and source are cited.