CÉSAR DEVE MORRER: O FILME COMO POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO
Resumo
Este texto reflete sobre o filme César deve morrer (2012), dirigido por PaoloTaviani e Vittorio Taviani, considerando-se o filme como fenômeno de comunicação. Areflexão parte de dados do histórico de exibição do filme para chegar a uma análise dosmodos como o filme foi apresentado ao público e o retorno deste em temos de bilheteria ede discursos produzidos em torno do filme. Para isso, foi realizada uma investigação nosprincipais guias de cultura e lazer do país, na modalidade on-line, contemplando o períodode fevereiro de 2012 a dezembro de 2014, a fim de se verificar as chamadas para o filmeCésar deve morrer e obter uma panorâmica do histórico de exibição do filme no país,articulando este estudo no contexto dos processos comunicacionais. O estudotambém reflete sobre desdobramentos na exploração de linguagens e gêneros na esfera doaudiovisual em suas instâncias comunicacionais, narrativas e estéticas, sobretudo,considerando-se a natureza híbrida do filme César deve morrer.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.