CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LEITURA E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL: ALGUNS PRESSUPOSTOS
Palavras-chave:
Tecnologia de Comunicação Digital, Formação do Leitor, Leitura, Hipertexto.Resumo
RESUMO: O presente trabalho propõe um conjunto de reflexões concernentes às necessidades de ressignificação acerca das práticas de leitura que se evidenciam no contexto da sociedade atual, caracterizadas pela interrelação entre cultura e mídias digitais. Este trabalho dispõe-se a discutir como a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) constitue-se em uma relevante parcela de nossas práticas diárias na atualidade sendo, desse modo, incontestável a conveniência e a compreensão desses recursos com o intuito de favorecer o desenvolvimento do desempenho dos estudantes nas atividades de leitura em suportes digitais. O presente estudo se propõe, ainda, a analisar a importância da Tecnologia de Comunicação Digital acerca da leitura com auxílio das mídias digitais e a consequente formação de leitores. Agrega-se que entre os autores pesquisados, concernente à temática, enfatiza-se os postulados de Chartier (2009), Bellei (2002), Zilberman (1991; 2009), Lévy (1996; 1997; 1999), Santaella (2001) entre outros.
PALAVRAS CHAVE: Tecnologia de Comunicação Digital; Formação do Leitor; Leitura; Hipertexto.
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