Práticas educativas para o idoso: um estudo comparativo
Palavras-chave:
Envelhecimento, educação, asilo, ensino.Resumo
Esse estudo teve como objetivo realizar uma comparação entre idosos que vivenciam práticas educativas discutindo contextos distintos com diferenças e similaridades e os que não têm essa vivência. Trata de um estudo comparativo, de caráter exploratório, com abordagem quantitativa, especialmente em relação ao desenvolvimento pessoal. A população estudada foi composta por integrantes do Centro de Vivência da Secretaria do Desenvolvimento Social e do Trabalho (SEDEST), da Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI) e que residiam na casa geriátrica. A coleta de dados ocorreu no período de maio, junho e julho de 2015 com aplicação de questionário inicial e final. Percebeu-se que a maioria dos idosos é do sexo feminino e encontra-se na faixa etária entre 50 e 70 anos. Além disso, os idosos que fazem parte da faculdade aberta da terceira idade (FATI) se diferenciam por possuírem maior renda e escolaridade. Com relação à forma como tomaram conhecimento sobre a existência da FATI, casa geriátrica e centro de vivência, as atividades desenvolvidas e as novidades trazidas à vida desses idosos, foram obtidas respostas bem diversificadas. Portanto, observou-se que a inserção dos idosos em diferentes contextos sociais está relacionada às suas condições econômicas, sociais e biológicas. Além disso, o lugar onde vivem ou mantém ligações interpessoais interfere diretamente na forma como esses idosos vivem, e no que esperam do futuro.
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