Pense menos, ame mais: o sincretismo de linguagens na construção textual de uma campanha publicitária
Palavras-chave:
Campanha publicitária, efeitos de sentido, sincretismo de linguagens.Resumo
Com base nos estudos da enunciação na perspectiva da Semiótica Discursiva, este estudo busca fazer uma análise do sincretismo de linguagens presente no vídeo da campanha publicitária do bombom Sonho de Valsa, intitulada “Pensamentos” (abril/2015), examinando as principais estratégias enunciativas (verbais e não verbais) que constituem a campanha em questão, os elementos persuasivos publicitários e os elementos da linguagem audiovisual, explicitando os efeitos de sentido que resultam do sincretismo de linguagens. Para isso, este estudo se desenvolve com base nos fundamentos teóricos de Marcuschi (2008) e Bakhtin (2011) sobre gêneros do discurso e de Gomes (2014) e Teixeira (2014) sobre sincretismo de linguagens.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6ª. Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011, p. 261-306.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Algumas reflexões semióticas sobre a enunciação. In: FANTI, Maria da Glória de; BARBISAN, Leci Borges (orgs.). Enunciação e discurso: tramas de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012, p. 25-49.
GOMES, Regina Souza. O sincretismo de linguagens em poesias eletrônicas. In: CORTINA, Arnaldo; SILVA, Fernando Moreno da. (Org.). Semiótica e Comunicação: estudos sobre textos sincréticos. 1ed.Araraquara: Cultura Acadêmica, 2014, v. 1, p. 201-229.
HERNANDES. Nilton. Duelo: A publicidade da tartaruga da Brahma na Copa do Mundo. In: LOPES, Ivã Carlos; HERNANDES, Nilton (orgs.). Semiótica: objetos e prática. São Paulo: Contexto, 2005, p. 227-244.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. 295 p.
TEIXEIRA, Lucia; FARIA, Karla; SOUSA, Silvia. Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 10, n. 2, p. 314-336, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rd/article/view/4295/3095>. Acesso em: 15 set. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.