Gestos de interpretação em atividade de leitura da letra da música “Mulheres de Atenas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v15i3.27219
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes)

Palavras-chave:

Práticas Discursivas, Letra de Música, “Mulheres de Atenas”

Resumo

Este artigo é o relato de uma atividade de leitura que aborda a identidade da mulher. Nosso objetivo é analisar as discursividades que compõem respostas de alunos e que produzem sentidos acerca da condição da mulher retratada na letra da música “Mulheres de Atenas” de Buarque e Boal (1976). Ao trazer questões sociais para o contexto de sala de aula, levamos em conta a importância crescente das lutas por direitos de grupos minoritários, dentre os quais se destacam os debates sobre a identidade da mulher. Utilizamos os conceitos da Análise de Discurso de linha francesa, como formação discursiva, efeitos de sentido, interdiscurso e sujeito, baseados em autores como Althusser (1970), Authier-Revuz (2004), Brandão (2004), Pêcheux (1978) e Orlandi (2009), entre outros. A geração dos dados foi feita por meio de um questionário aplicado a uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental regular, com auxílio da ferramenta Google Forms e do aplicativo de aparelhos celulares WhatsApp, entre junho e julho de 2019. Gestos de leitura da composição musical apontaram para a constituição discursiva de diversos sujeitos, evidenciando sempre a presença de um outro, num interdiscurso que implica um lugar social e uma constituição identitária transitória, afirmando ora a adolescência, ora a condição adulta, ora o estudante, ora o trabalhador que concorre por trabalho no mercado. Nas palavras dos respondentes ao questionário, identificamos a percepção de violências contra a mulher, da subordinação aos maridos à ausência de reconhecimento por seu trabalho, desumanização e objetificação.

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Biografia do Autor

Roksyvan de Paiva Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UFPB e professor da educação básica na Prefeitura Municipal de João Pessoa, PB.

Marluce Pereira da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Letras pela UNESP/Araraquara-SP. Professora do Departamento de Jornalismo e do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UFPB.

Laurênia Souto Sales, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Professora do Departamento de Letras e do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UFPB.

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

SILVA, R. de P.; SILVA, M. P. da; SALES, L. S. Gestos de interpretação em atividade de leitura da letra da música “Mulheres de Atenas”. Travessias, Cascavel, v. 15, n. 3, p. e27219, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i3.27219. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/27219. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM