A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Cassiane Knebel
  • Tiago José Teodoro
  • Kelli Regina Gonçalves dos Santos Assunção

Palavras-chave:

Literatura, Leitura, Deficiente Visual.

Resumo

A literatura, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. A literatura oferece ao leitor uma bagagem de conhecimentos e informações capaz de provocar uma ação criadora.  No contato com histórias lidas ou ouvidas, a criança vai adquirindo novas experiências.  É fundamental que ocorra estimulação da leitura por parte da escola e do professor, pois é nessa aproximação com livros de leitura, bem como outros materiais, que o gosto à leitura vai fazer com que os alunos sejam críticos, conscientes, transformadores, com liberdade de expressão, capazes de construir seu próprio conhecimento e sua personalidade. O aluno deficiente visual por vezes tem o seu contato com a literatura tardio e com isso uma serie de oportunidades acabam sendo privada a esses. A leitura e a escrita consciente a base do nosso aprendizado, e essa base deve ser disseminada e oportunizada a todos, para que assim seja possível vivenciar a igualdade na diversidade.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura, Leitura, Deficiente Visual.

 

 

 

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Publicado

12-08-2013

Como Citar

KNEBEL, C.; TEODORO, T. J.; GONÇALVES DOS SANTOS ASSUNÇÃO, K. R. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL. Travessias, Cascavel, v. 7, n. 1, p. e8218, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8218. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

[DT] OS PROCESSOS INCLUSIVOS DE ENSINO DE LEITURA E DE LITERATURA