IDENTIFICAÇÃO DE Blastocystis hominis, UTILIZANDO DUAS TÉCNICAS PARASITOLÓGICAS, EM AMOSTRAS COLETADAS EM BAIRROS DA REGIÃO OESTE DE CASCAVEL-PR.

Autores

  • Maiara Helen Mitsue Inaba
  • Claudia Santos Oliveira
  • Natasha Megumi Seo
  • Wei Chih Chiu
  • Maria das Graças Marciano Hirata Takizawa

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v2i1.13729
Agências de fomento
Unioeste/Proex-Cascavel

Palavras-chave:

Blastocystis hominis, prevalência, parasitologia, métodos.

Resumo

Blastocystis hominis (B. hominis) é um protozoário parasita intestinal que tem sido investigado como um possível agente causal de sintomas, principalmente dor abdominal e diarreia além da associação com a Síndrome do Intestino Irritável. Para demonstrar a ocorrência do B. hominis, 134 amostras fecais foram coletadas no período de abril a outubro de 2013, nos bairros Santa Cruz e Santo Onofre, do município de Cascavel – Paraná. Cada amostra foi submetida a dois métodos parasitológicos de identificação, ou seja, dividida em duas partes: a primeira parte foi submetida ao método de sedimentação espontânea (Lutz/HPJ) e a segunda foi analisada utilizando-se o método de centrífugo-sedimentação em formol-éter (Ritchie). As análises foram realizadas no Laboratório de Parasitologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foi encontrada uma grande variedade de espécies parasitárias, desde protozoários a helmintos. Dentre estes, a presença de Blastocystis hominis foi especialmente evidente, representando n=24 (8,22%) da média de somatório entre os dois métodos (n=292) tabela 1. A concordância entre os dois métodos não foi unânime: com o método Lutz/HPJ detectou-se 14 resultados positivos para B. hominis (9,46%) enquanto que pela técnica de Ritchie: 10 (6,94%). O porcentual de amostras negativas alcançou n=103 (69,59%) em Ritchie e n=101 (68,23%) em Lutz/HPJ. Esse valor pode ser associado à melhorias das condições sócio-econômicas e sanitárias da população em estudo. A ocorrência é compatível com a demonstrada em outros estudos, ainda que admitida o emprego de outras técnicas de coloração como Gram e May-Grünwald-Giemsa.

Downloads

Publicado

01-08-2016

Como Citar

INABA, M. H. M.; OLIVEIRA, C. S.; SEO, N. M.; CHIU, W. C.; HIRATA TAKIZAWA, M. das G. M. IDENTIFICAÇÃO DE Blastocystis hominis, UTILIZANDO DUAS TÉCNICAS PARASITOLÓGICAS, EM AMOSTRAS COLETADAS EM BAIRROS DA REGIÃO OESTE DE CASCAVEL-PR. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 16–22, 2016. DOI: 10.48075/vscs.v2i1.13729. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/13729. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais