ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA:

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v8i2.28867

Resumo

Introdução: O termo Transtorno do Espectro Austista (TEA) inclui o transtorno autístico, transtorno do Asperger, transtorno desintegrativo da infância e transtorno global ou invasivo do desenvolvimento. O TEA é uma condição que afeta indivíduos de todas as raças e apresenta-se de uma forma ampla. As características do TEA são deficiência de interação social, dificuldade de comunicação verbal e não verbal, ausência de atividade criativa e presença de comportamento estereotipado. Objetivo: Identificar em publicações científicas da área da saúde brasileira como tem sido abordada a assistência de enfermagem à criança com TEA. Método: Revisão integrativa de literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), composta por bancos de dados como Lilacs, Medline, Bdenf. Os descritores utilizados foram “enfermagem e transtorno do espectro autístico”, tomou-se como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, acesso livre em meio eletrônico para download, em português, período de 2010 a junho de 2021. Resultados: Foram selecionados 6 artigos, produzido entre 2015 a 2021, os quais foram sistematizados e apresentados em um quadro sinóptico, no qual apresenta-se a categorização com duas temáticas: cuidados de enfermagem à criança com TEA e conhecimento sobre o TEA. Conclusão: Constatou-se que há poucos estudos que abordem, a temática acerca da assistência de enfermagem à criança com TEA. Essa revisão traz à tona a importância de mais estudos sobre a assistência de enfermagem a criança com TEA, considerando que os profissionais têm tido cada vez mais contato com as crianças pertencentes ao espectro.

Biografia do Autor

Júlia Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Parana

Formada em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Residente em Área Profissional Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente pela Faculdade Pequeno Príncipe.

Alexa Aparecida Lara Marchiorato

Mestre em Ensino das Ciências da Saúde ; Especialista em Gestão em Saúde ; Especialista em Enfermagem do Trabalho, Bacharel em Enfermagem. Professora e Tutora do Programa de Residência Profissional em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdades Pequeno Príncipe. Educação e pesquisa nas áreas de Tecnologia da Informação e Gamificação em Saúde. Terapeuta Integrativa nas áreas de: Floral, Radiestesia e Constelação Sistêmica.

Deyse Anne Barbosa de Paulo

Possui Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Positivo. Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdades Pequeno Príncipe. Atualmente Enfermeira assistente do Hospital Pequeno Príncipe, membro da Comissão multidisciplinar de prevenção e tratamento da pele, Tutora da Residência de Enfermagem em saúde da Criança e adolescente da Faculdades Pequeno Príncipe, Professora da Pós graduação de Urgência e Emergência da Faculdades Pequeno Príncipe.

Daniele Coutinho

Psicóloga formada pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras; Mestre pelo programa Stricto Sensu em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdades Pequeno Príncipe - FPP; Especialista em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Psicologia - Sapiens. Atualmente é docente na Faculdades Pequeno Príncipe, lecionando as disciplinas: Avaliação Psicológica I e II; Psicodiagnóstico I e II; Estágio Supervisionado em Avaliação Psicológica; Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica na Abordagem da Análise do Comportamento e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Atua como Psicóloga Clínica. Especialização em andamento em Transtorno do Espectro Autista (CBI) e Psicologia do Trânsito pelo Instituto de Psicologia - Sapiens.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

CONTERNO, J. R.; MARCHIORATO, A. A. L. .; BARBOSA DE PAULO, D. A.; COUTINHO, D. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA:: REVISÃO INTEGRATIVA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 191–200, 2022. DOI: 10.48075/vscs.v8i2.28867. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/28867. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisões de Literatura