ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA:

REVISÃO INTEGRATIVA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/vscs.v8i2.28867

Résumé

Introdução: O termo Transtorno do Espectro Austista (TEA) inclui o transtorno autístico, transtorno do Asperger, transtorno desintegrativo da infância e transtorno global ou invasivo do desenvolvimento. O TEA é uma condição que afeta indivíduos de todas as raças e apresenta-se de uma forma ampla. As características do TEA são deficiência de interação social, dificuldade de comunicação verbal e não verbal, ausência de atividade criativa e presença de comportamento estereotipado. Objetivo: Identificar em publicações científicas da área da saúde brasileira como tem sido abordada a assistência de enfermagem à criança com TEA. Método: Revisão integrativa de literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), composta por bancos de dados como Lilacs, Medline, Bdenf. Os descritores utilizados foram “enfermagem e transtorno do espectro autístico”, tomou-se como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, acesso livre em meio eletrônico para download, em português, período de 2010 a junho de 2021. Resultados: Foram selecionados 6 artigos, produzido entre 2015 a 2021, os quais foram sistematizados e apresentados em um quadro sinóptico, no qual apresenta-se a categorização com duas temáticas: cuidados de enfermagem à criança com TEA e conhecimento sobre o TEA. Conclusão: Constatou-se que há poucos estudos que abordem, a temática acerca da assistência de enfermagem à criança com TEA. Essa revisão traz à tona a importância de mais estudos sobre a assistência de enfermagem a criança com TEA, considerando que os profissionais têm tido cada vez mais contato com as crianças pertencentes ao espectro.

Bibliographies de l'auteur-e

Júlia Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Parana

Formada em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Residente em Área Profissional Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente pela Faculdade Pequeno Príncipe.

Alexa Aparecida Lara Marchiorato

Mestre em Ensino das Ciências da Saúde ; Especialista em Gestão em Saúde ; Especialista em Enfermagem do Trabalho, Bacharel em Enfermagem. Professora e Tutora do Programa de Residência Profissional em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdades Pequeno Príncipe. Educação e pesquisa nas áreas de Tecnologia da Informação e Gamificação em Saúde. Terapeuta Integrativa nas áreas de: Floral, Radiestesia e Constelação Sistêmica.

Deyse Anne Barbosa de Paulo

Possui Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Positivo. Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdades Pequeno Príncipe. Atualmente Enfermeira assistente do Hospital Pequeno Príncipe, membro da Comissão multidisciplinar de prevenção e tratamento da pele, Tutora da Residência de Enfermagem em saúde da Criança e adolescente da Faculdades Pequeno Príncipe, Professora da Pós graduação de Urgência e Emergência da Faculdades Pequeno Príncipe.

Daniele Coutinho

Psicóloga formada pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras; Mestre pelo programa Stricto Sensu em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdades Pequeno Príncipe - FPP; Especialista em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Psicologia - Sapiens. Atualmente é docente na Faculdades Pequeno Príncipe, lecionando as disciplinas: Avaliação Psicológica I e II; Psicodiagnóstico I e II; Estágio Supervisionado em Avaliação Psicológica; Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica na Abordagem da Análise do Comportamento e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Atua como Psicóloga Clínica. Especialização em andamento em Transtorno do Espectro Autista (CBI) e Psicologia do Trânsito pelo Instituto de Psicologia - Sapiens.

Téléchargements

Publié-e

31-12-2022

Comment citer

CONTERNO, J. R.; MARCHIORATO, A. A. L. .; BARBOSA DE PAULO, D. A.; COUTINHO, D. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA:: REVISÃO INTEGRATIVA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 191–200, 2022. DOI: 10.48075/vscs.v8i2.28867. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/28867. Acesso em: 12 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Revisões de Literatura