INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E DE RESULTADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v10i1.33673

Resumo

RESUMO: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde enfrenta desafios, como a falta de avaliação das ações voltadas para as atividades de formação dos profissionais e trabalhadores da saúde. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um modelo de avaliação para as ações educativas em saúde. A pesquisa qualitativa e quantitativa foi realizada em um hospital universitário-federal do Rio Grande do Sul, em quatro fases: 1) levantamento de dados sobre processos avaliativos das ações educativas; 2) desenvolvimento dos instrumentos de avaliação que compõem o modelo de avaliação; 3) validação de conteúdo dos instrumentos propostos e 4) análise dos dados e revisão dos instrumentos de avaliação. A validação de conteúdo foi realizada com especialistas em educação na saúde, pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O modelo é composto por seis instrumentos: 1) Solicitação da Ação Educativa; 2) Avaliação da Reação; 3) Avaliação da Aprendizagem; 4) Avaliação de Mudança de Comportamento – Participante; 5) Avaliação de Mudança de Comportamento e Resultado – Lideranças e 6) Avaliação Geral da Ação Educativa. O IVC geral do modelo proposto foi de 0,93, sugerindo a sua aprovação para uso em serviço. Contudo, no presente artigo, aborda-se a validação de conteúdo de dois dos instrumentos criados: Avaliação de Mudança de Comportamento – Participante e Avaliação de Mudança de Comportamento e Resultado – Lideranças. Assim, espera-se contribuir no processo de promoção e cuidado da saúde, pela melhoria das ações educativas e dos processos de trabalho do hospital e de outras instituições de saúde.

Biografia do Autor

Joseane Stahl Silveira, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Mestre em Ensino na Saúde pelo PPG Ensino na Saúde-Mestrado Profissional. É Analista de Qualificação e Aperfeiçoamento Continuado do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Carolina Sturm Trindade, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médica de Porto Alegre – UFCSPA. Docente Associada da UFCSPA. Pós-Doutoranda do PPG Ensino na Saúde-Mestrado Profissional.

Andréa Wander Bonamigo, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA

Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Docente Adjunta da UFCSPA. Docente permanente do PPG Ensino na Saúde-Mestrado Profissional.

Helena Terezinha Hubert Silva , Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-UFCSPA

Doutorado em Patologia Geral e Experimental pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médica de Porto Alegre – UFCSPA. Docente Associada da UFCSPA. Docente permanente do PPG Ensino na Saúde-Mestrado Profissional.

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Publicado

21-12-2024

Como Citar

SILVEIRA, J. S.; TRINDADE, C. S.; BONAMIGO, A. W.; SILVA , H. T. . H. INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E DE RESULTADOS. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e33673, 2024. DOI: 10.48075/vscs.v10i1.33673. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/33673. Acesso em: 13 mar. 2025.