INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: MUDANÇA DE COMPORTAMENTO E DE RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v10i1.33673Resumo
RESUMO: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde enfrenta desafios, como a falta de avaliação das ações voltadas para as atividades de formação dos profissionais e trabalhadores da saúde. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um modelo de avaliação para as ações educativas em saúde. A pesquisa qualitativa e quantitativa foi realizada em um hospital universitário-federal do Rio Grande do Sul, em quatro fases: 1) levantamento de dados sobre processos avaliativos das ações educativas; 2) desenvolvimento dos instrumentos de avaliação que compõem o modelo de avaliação; 3) validação de conteúdo dos instrumentos propostos e 4) análise dos dados e revisão dos instrumentos de avaliação. A validação de conteúdo foi realizada com especialistas em educação na saúde, pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O modelo é composto por seis instrumentos: 1) Solicitação da Ação Educativa; 2) Avaliação da Reação; 3) Avaliação da Aprendizagem; 4) Avaliação de Mudança de Comportamento – Participante; 5) Avaliação de Mudança de Comportamento e Resultado – Lideranças e 6) Avaliação Geral da Ação Educativa. O IVC geral do modelo proposto foi de 0,93, sugerindo a sua aprovação para uso em serviço. Contudo, no presente artigo, aborda-se a validação de conteúdo de dois dos instrumentos criados: Avaliação de Mudança de Comportamento – Participante e Avaliação de Mudança de Comportamento e Resultado – Lideranças. Assim, espera-se contribuir no processo de promoção e cuidado da saúde, pela melhoria das ações educativas e dos processos de trabalho do hospital e de outras instituições de saúde.