EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, SAÚDE DO ESCOLAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v4i2.20415Keywords:
Educação em saúde, Saúde escolar, Estágio, Sexualidade, Gravidez na adolescência.Abstract
Objetivo: Relatar prática educativa sobre gravidez na adolescência realizada com escolares, desenvolvida por meio de integração de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em saúde coletiva, de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e de projeto de extensão universitária. Atividades desenvolvidas em escola pública da região norte do município de Cascavel/Pr. Métodos: Realização de diagnóstico da realidade; elaboração e realização de prática educativa com escolares, os quais foram divididos em grupos de meninas e de meninos, estratégia metodológica que objetivou promover o diálogo e envolver os sujeitos a partir das dúvidas mais singulares. Registro das ações em diário de campo. Resultados: Realizadas oficinas educativas abordando o tema sexualidade e prevenção da gravidez na adolescência, com seis turmas do 7o ano (180 escolares). Os assuntos foram: mudanças no corpo na adolescência; gravidez: fecundação; reflexão sobre a gravidez na adolescência; métodos contraceptivos; principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Projeto de vida. Os escolares participaram das atividades, fizeram questões e tiraram dúvidas. A atividade sobre o Projeto de vida instigou a reflexão sobre o futuro e muitos dos escolares revelaram que desejam estabilidade financeira e afetiva. Conclusão: A experiência de integração do ECS do curso de Enfermagem, de ações do PSE e de projeto de extensão universitária possibilitou o contato com a realidade e problemas vivenciados por escolares sobre sexualidade/gravidez na adolescência. Percebeu-se que adolescentes possuíam dúvidas quanto à gravidez e suas formas de prevenção e sobre o contágio com IST. Evidenciou-se que adolescentes possuem valores/perspectivas de uma vida futura segura e feliz.