EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE O PRÉ-NATAL NA PERSPECTIVA DE GESTANTES
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v9i2.31997Resumo
Introdução: A gestação é um período especial na vida das mulheres e de seus familiares e merece cuidado individualizado, oferecendo educação em saúde, visando reduzir as repercussões negativas da fragilização diante das dúvidas apreensões. Objetivo: Compreender como as gestantes estão recebendo educação em saúde durante o pré-natal na Atenção Primária à Saúde (APS). Metodologia: Estudo qualitativo, com nove gestantes, maiores de 18 anos que fizeram o pré-natal na APS. Foram realizadas entrevistas gravadas presenciais com questões orientadoras. A análise de conteúdo guiou o estudo. Resultados: Identificou-se quatro temas: 1) Orientações recebidas no Pré natal; 2) Sinais de alerta na gestação; 3) Elaboração do Plano de Parto (PP); e 4) Expectativas quanto as orientações durante o pré-natal. Discussão: Os relatos evidenciaram a falta de orientações recebidas no pré-natal com relatos incipientes sobre os sinais de alerta, e pouco conhecimento sobre PP. Considerações: Faz-se necessário formação profissional, capacitações, informação e qualificação permanente, bem como, instigar a gestante sobre seus direitos e poder de escolha, assim como identificar a importância desse processo de educação em saúde como um meio de empoderar a mulher durante todo o ciclo gravídico e puerperal, minimizando intervenções obstétricas desnecessárias e corroborando para desfechos saudáveis, o que poderá reduzir a morbimortalidade materna e infantil.