SUBNOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO PARANÁ

Autores/as

  • Gilson Fernandes da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal. https://orcid.org/0000-0001-9107-2656
  • Diego Oliveira Rocha Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.
  • Angela Israel Graeff Borges Capelete Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.
  • Carla Passolongo da Silva Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i2.26238
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Saúde do Trabalhador, Enfermagem, Acidentes de Trabalho, Fatores Biológicos

Resumen

No ambiente hospitalar, estão presentes agentes nocivos que possibilitam a ocorrência de acidentes de trabalho, dentre eles, o agente biológico, com o qual os profissionais de enfermagem estão em contato durante o exercício de sua profissão, devido à peculiaridade da assistência efetuada. O objetivo do estudo foi analisar o percentual de subnotificações de acidentes com material biológico de profissionais da enfermagem em um setor de urgência e emergência de um hospital do oeste do Paraná, caracterizar os acidentes de trabalho de acordo com as subnotificações e fatores associados; descrever o perfil dos profissionais de enfermagem que sofreram acidentes com material biológico. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva, de abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões objetivas e subjetivas. A amostra dos participantes constituiu-se de 45 profissionais, sendo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os resultados encontrados foram: a prevalência feminina, representando 37 (87%) trabalhadores da faixa etária predominante, de 30 a 39 anos, o que consiste em 17 (37,77%) participantes; formação de nível técnico como categoria profissional com maior representatividade, compondo 24 (53%) trabalhadores; a predominância do número de trabalhadores, que relataram exposição ao material biológico, foi de 29 (64,45%) profissionais, dos quais 16 (35,55%) são técnicos de enfermagem; a partir do acidente de trabalho, evidenciou-se que 10 (22,23%) trabalhadores subnotificaram, definindo como justificativa, em sua maioria, falta de tempo, não quiseram passar pelo procedimento de tratamento por ATMB e não notificaram, pois os exames laboratoriais do paciente não apresentava nenhuma alteração. A pesquisa propiciou conhecer o percentual de subnotificação de acidente com material biológico de profissionais da enfermagem, assim como os fatores que estão associados para o profissional não preencher as fichas de notificações de acidente de trabalho.

Biografía del autor/a

Gilson Fernandes da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal.

Mestre. Enfermeiro. Gerente da Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel/PR. Coordenador e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Diego Oliveira Rocha, Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.

Enfermeiro. Egresso do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR/Cascavel. Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.

Angela Israel Graeff Borges Capelete, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Enfermeira Obstetra. Mestranda em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Carla Passolongo da Silva, Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.

Enfermeira. Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.

Publicado

08-01-2021

Cómo citar

SILVA, G. F. da; ROCHA, D. O.; CAPELETE, A. I. G. B.; SILVA, C. P. da. SUBNOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO PARANÁ. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 101–111, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v6i2.26238. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/26238. Acesso em: 26 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais