HÁBITOS ALIMENTARES E PERFIL DE SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TERESINA, PI

Auteurs-es

  • David Halen Araújo Pinheiro Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID
  • Maíra Brenda Moreira Silva Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID
  • Daniele Naiara Araujo Pinheiro Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID
  • Evandro Nogueira Barros Filho
  • Adeildes Bezerra de Moura Lima Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

DOI :

https://doi.org/10.48075/vscs.v3i2.17393
Organismes subventionnaires
Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

Mots-clés :

Criança, Adolescente, Hábitos alimentares, Estilo de vida,

Résumé

Objetivo: Analisar os hábitos alimentares e perfil de saúde em crianças e adolescentes em Teresina, PI. Métodos: A amostra foi composta por 21 crianças e adolescentes com idade entre 05 a 15 anos na cidade de Teresina, PI.  O estudo do tipo descritivo e com abordagem quantitativa foi realizado por meio da aplicação de dois questionários para os pais ou responsáveis das crianças ou dos adolescentes, ambos elaborados para essa população.  Além disso, verificou-se a pressão arterial e medidas antropométricas. Para a análise estatística dos dados foram utilizados os programas Bioestat 5.0 e SPSS. Para todos os testes foi considerado como significativo p<0,05. Resultados: Das crianças e dos adolescentes pesquisados, 52,4% eram do sexo feminino. As maiores predominâncias entre as idades foram de 8 a 11 anos sendo 60,0% para o sexo masculino. Encontrou-se associação estatisticamente significativa entre a idade e a escolaridade em relação ao IMC, isto é, a obesidade prevalece na faixa etária de crianças entre 5 a 7 anos (66,67%; p=0,003) e em crianças do ensino infantil (83,33%; p=0,002) com p <0,05. Os comportamentos alimentares foram semelhantes em ambos os gêneros. Conclusão: Concluiu-se que, embora todas as crianças e os adolescentes do estudo necessitem de ações direcionadas para mudanças na alimentação e no estilo de vida, a situação das crianças de 5 a 7 e em crianças do ensino infantil foram mais grave, pois elas se encontravam em estágios de obesidade, podendo assim, desenvolver algumas das doenças crônicas não transmissíveis.

Bibliographies de l'auteur-e

David Halen Araújo Pinheiro, Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID. Teresina, PI - Brasil. Bolsista do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID, Teresina, PI, Brasil

 

 

Maíra Brenda Moreira Silva, Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID, Teresina, PI, Brasil

Daniele Naiara Araujo Pinheiro, Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID, Teresina, PI, Brasil

Evandro Nogueira Barros Filho

Fisioterapeuta e Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Adeildes Bezerra de Moura Lima, Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

Nutricionista. Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí e Docente da Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID, Teresina, PI, Brasil

Téléchargements

Publié-e

29-12-2017

Comment citer

PINHEIRO, D. H. A.; SILVA, M. B. M.; PINHEIRO, D. N. A.; FILHO, E. N. B.; LIMA, A. B. de M. HÁBITOS ALIMENTARES E PERFIL DE SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TERESINA, PI. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 106–115, 2017. DOI: 10.48075/vscs.v3i2.17393. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/17393. Acesso em: 15 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Originais