INTOLERÂNCIA ALIMENTAR NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE FORTALEZA-CE

Autores

  • Luana Vieira de Carvalho Nutricionista. Universidade de Fortaleza, Fortaleza – Ce.
  • Geruza Maria Bevilaqua Nogueira Nutricionista. Universidade de Fortaleza, Fortaleza – Ce.
  • Joselito de Oliveira Neto Doutorando em Biotecnologia. Universidade Federal do Ceará. Docente da Faculdade Maurício de Nassau, Fortaleza-Ce.
  • Patrícia Teixeira Limaverde Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará. Docente do Curso de Ciências da Nutrição da Universidade de Fortaleza, Fortaleza-Ce.

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v4i1.18451
Agências de fomento

Palavras-chave:

Cirurgia Bariátrica e Obesidade.

Resumo

Investigar a intolerância alimentar em pacientes que foram submetidos à cirurgia bariátrica.  Foi aplicado um questionário contendo questões referentes a dados pessoais, demográficos, socioeconômicos, clínicos e antropométricos, anamnese alimentar e patologias associadas, pré e pós-cirurgia. Para determinar o estado nutricional foi utilizado o cálculo do Índice de Massa Corpórea. Foi relatada a presença de intolerância alimentar por 80% dos pesquisados. A carne vermelha, doces e/ou açucares, arroz e a gordura foram os alimentos menos tolerados durante todo o período de pós-operatório. Os sintomas mais relatados foram: náuseas (23,31%), vômitos (21,65%), síndrome de dumping (15,00%) e disfagia e/ou entalo (13,34%).  Não foi encontrada correlação entre o tempo de cirurgia e presença de intolerância e/ou sintomas gastrointestinais. O acompanhamento nutricional no pós-operatório é fundamental para evitar carências nutricionais decorrentes da intolerância alimentar e/ou dos sintomas relatados, reforçando o acompanhamento de multiprofissionais, para fortalecer os resultados e a adesão destes ao tratamento.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

24-07-2018

Como Citar

DE CARVALHO, L. V.; NOGUEIRA, G. M. B.; NETO, J. de O.; LIMAVERDE, P. T. INTOLERÂNCIA ALIMENTAR NO PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE FORTALEZA-CE. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 29–39, 2018. DOI: 10.48075/vscs.v4i1.18451. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/18451. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais