EDUCAÇÃO CONTINUADA, EM SERVIÇO E PERMANENTE: CONCEPÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DE ENFERMEIROS

Autores

  • Maria Antônia Ramos Costa Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Câmpus Paranavaí
  • João Lucas Campos de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Verusca Soares de Souza Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Câmpus Paranavaí
  • Heloá Costa Borim Christinelli Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Câmpus Paranavaí
  • Laura Misue Matsuda Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v3i2.17595
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Continuada, Educação Permanente, Educação em Enfermagem, Supervisão de enfermagem

Resumo

RESUMO: Objetivo: Apreender as concepções individuais e coletivas de enfermeiros supervisores sobre Educação Continuada, em Serviço e Permanente. Método: Estudo descritivo, qualitativo, realizado entre maio a julho de 2014 com 15 enfermeiros supervisores de um hospital público do sul do Brasil. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico de Paulo Freire e a coleta de dados se deu por meio do Círculo de Cultura. Resultados: Os depoimentos previamente sistematizados em duas categorias empíricas relacionaram-se às concepções individuais e coletivas dos enfermeiros sobre Educação Continuada, em Serviço e Permanente. No eixo coletivo, a partir do debate grupal sobre os conceitos teóricos das estratégias educativas, emergiram concepções que não se relacionam às práticas inovadoras da educação profissional. Conclusão: As concepções individuais e coletivas dos enfermeiros sobre as estratégias educativas focaram-se nos métodos tradicionalistas da educação, o que sugere dificuldade da incorporação da Educação Permanente em Saúde como ferramenta para a transposição de práticas. 

Biografia do Autor

Maria Antônia Ramos Costa, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Câmpus Paranavaí

Departamento de Enfermagem

João Lucas Campos de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Departamento de Enfermagem

Verusca Soares de Souza, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Câmpus Paranavaí

Departamento de Enfermagem

Heloá Costa Borim Christinelli, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Câmpus Paranavaí

Departamento de Enfermagem

Laura Misue Matsuda, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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Publicado

29-12-2017

Como Citar

COSTA, M. A. R.; OLIVEIRA, J. L. C. de; SOUZA, V. S. de; CHRISTINELLI, H. C. B.; MATSUDA, L. M. EDUCAÇÃO CONTINUADA, EM SERVIÇO E PERMANENTE: CONCEPÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DE ENFERMEIROS. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 145–154, 2017. DOI: 10.48075/vscs.v3i2.17595. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/17595. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais