EFEITOS DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE LESÃO MUSCULAR: REVISÃO SISTEMÁTICA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v4i2.20925
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Laserterapia, Músculo esquelético, reparação muscular.

Resumen

Introdução: Lesões musculares ocorrem quando o tecido é submetido a uma sobrecarga de suas estruturas, excedendo sua capacidade de regeneração ou adaptação. O processo de reparo natural ocorre de forma lenta, e nesse sentido, alguns autores têm considerado certas intervenções terapêuticas, como o Laser de Baixa intensidade como estratégia para acelerar o processo de reparação do músculo esquelético depois de lesionado. Objetivo: verificar, por meio de revisão sistemática de literatura, os efeitos do laser de baixa potência nos processos de reparação de lesões musculares de animais. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, conduzida de acordo com a metodologia PRISMA. Foram pesquisados artigos relacionados ao tema, utilizando-se os descritores “laser”, “laser de baixa intensidade”, “músculo”, “musculo esquelético” “regeneração muscular” “reparo muscular”, (também traduzidos na língua inglesa), pesquisados nas bases de dados PubMed, SciELO e Bireme entre os anos de 2008 a 2018.  Após analisados, foram incluídos os artigos científicos disponíveis na íntegra e contendo grupo controle.  Resultados: Foram encontrados, ao final do processo seletivo, 7 artigos sobre os efeitos do laser de baixa intensidade no músculo lesado. Os principais resultados encontrados foram: redução da resposta inflamatória, aumento na síntese de colágeno, melhora nas propriedades biomecânicas musculares, reparo muscular por meio da expressão da MyoD. Conclusões: O tratamento por LBI promove efeitos positivos em animais. Devido às limitações desse estudo de revisão, não foi possível identificar um tratamento padrão para reparo de lesões do músculo esquelético.


 

Biografía del autor/a

Liziane Nunes Conrad Costa, UNIOESTE-PR

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Paranaense (2005). Especialista em Morfofisiologia Animal pela Universidade Federal de Lavras( 2009). Especialização em psicopedagogia institucional (2018- em andamento) Tem experiência na área de Biologia Geral, linha de pesquisa na área de educação (processos de ensino-aprendizagem) e neurociências. (Texto informado pelo autor)


Publicado

23-12-2018

Cómo citar

COSTA, L. N. C.; ABICO, S. T.; STEIN, T.; BERTOLINI, G. R. F. EFEITOS DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE LESÃO MUSCULAR: REVISÃO SISTEMÁTICA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 211–216, 2018. DOI: 10.48075/vscs.v4i2.20925. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/20925. Acesso em: 21 may. 2025.

Número

Sección

Revisión de Literatura