Proposta de procedimentos para controle de execução de projetos de obras públicas na secretaria de habitação e urbanismo do município de Toledo-PR

Luciana Holderbaum Azevedo, Elizandra da Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção à gestão da fiscalização de obras públicas de engenharia, aplicando para tanto procedimentos para controle da execução e coordenação técnica melhorando este processo com a aplicação de alguns conceitos de boas práticas de gerenciamento de projetos. Foi realizada pesquisa bibliográfica para conhecer as bases teóricas sobre o assunto, coleta de dados através da aplicação de questionários e observação do setor de acompanhamento de projetos de obras na Secretaria de Habitação e Urbanismo da Prefeitura do Municipio de Toledo-PR, além de entrevista com um dos técnicos fiscais de obra. Assim sendo, propõe ações para controle de execução dos projetos de obras que possa ser aplicado no setor de fiscalização e sua implementação aprimora um processo existente, e responde exigências de transparência à prestação de contas, padronização de alguns trabalhos, agilidade na apresentação de dados, registros e ocorrências. Foram criados checklists e relatórios simplificados que incorporados à rotina de trabalho é possível verificar contribuições positivas em curto prazo de tempo.

Palavras-chave


Competitividade; Gerenciamento; Projetos; Gestão Pública

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 Revista Competitividade e Sustentabilidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração - Mestrado Profissional

Contato com o editor:

Prof. Dr. Ivano Ribeiro | ivano.adm@gmail.com

+55 45 32203229