Micro e pequenas empresas da indústria de transformação no desenvolvimento de Imperatriz-MA: caracterização das indústrias e dos proprietários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i3.24403
Agências de fomento
Não tem agência de fomento

Palavras-chave:

Desenvolvimento local, Desenvolvimento de Imperatriz, Caracteristicas da indústria e proprietários, Gestão, Micro e pequenas empresas da indústria de transformação

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar as características das micro e pequenas empresas da indústria de transformação (MPEITs) e de seus proprietários com ênfase na gestão, visando contribuir para o desenvolvimento do município de Imperatriz-MA. A metodologia foi realizada através da aplicação de um questionário, onde participaram 65 proprietários/gestores de MPEITs do município de Imperatriz no estado do Maranhão. Os resultados demonstraram que 83,08% dessas MPEITs são administradas por seus próprios proprietários, também revelou baixa escolaridade e conhecimento em gestão de negócios dos proprietários/gestores e geraram 424 empregos formais e informais ao município de Imperatriz. Conclui-se que, a gestão das MPEITs é praticada de forma intuitiva pelos seus proprietários/gestores, mas é notório sua contribuição no desenvolvimento do município de Imperatriz. Essas MPEITs têm cumprido com seu papel, sendo também consideradas materializadoras do desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Antonia Francisca da Silva Saraiva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Desenvolvimento Regional.

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Universidade Federal do Tocantins.

Udo Strassburg, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor do Curso de Ciências Contábeis.

Walter Saraiva Lopes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorando em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professor da Coordenação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão no Campus de Imperatriz.

Downloads

Publicado

13-12-2020

Como Citar

SARAIVA, A. F. da S.; OLIVEIRA, N. M. de; STRASSBURG, U.; LOPES, W. S. Micro e pequenas empresas da indústria de transformação no desenvolvimento de Imperatriz-MA: caracterização das indústrias e dos proprietários. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 621–637, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i3.24403. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/24403. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos