PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIO PARA EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Autores

  • Janice Walter UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Daniel Knebel Baggio UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Marcos Rogério Rodrigues UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Michele Vanessa Seger FEMA
Agências de fomento

Palavras-chave:

plano de negócio, empreendedorismo, expansão de mercado.

Resumo

As pequenas empresas nem sempre estão preparadas para encarar o mercado competitivo, seja pela inexperiência no ramo ou a falta de gestão do negócio. Para isso, é necessário que elas adotem a ferramenta plano de negócio, a qual auxilia na condução correta dos seus objetivos. Desse modo, deve-se considerar que o plano é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e crescimento de um negócio, visto que, através dele é possível traçar estratégias, guiar ações e, ainda serve para auxiliar na tomada de decisão. O presente trabalho tem como objetivo propor um plano de negócios para um empreendedor individual, a fim de contribuir para sua expansão. No referencial teórico, destacaram-se o estudo dos assuntos sobre o empreendedorismo, estratégias empresarias e o plano de negócios. Para desenvolver este estudo, utilizou-se a metodologia da pesquisa aplicada, através da pesquisa quantitativa e qualitativa, a qual aconteceu por meio de estudo de caso, pesquisa bibliográfica, explicativa e descritiva. Assim, através dessas técnicas foi possível compreender a realidade da empresa, bem como, identificar as oportunidades e ameaças que existem para o negócio. Dentre as principais conclusões destacam-se: a falta de um planejamento formal na empresa, falta de uma estruturação dos seus processos internos e, falta de uma maior divulgação. Recomenda-se que a empresa implante o plano de negócio proposto neste trabalho, do mesmo modo que se sugere um estudo de viabilidade econômica financeira, com relação aos custos de investimento para a expansão do negócio, assim como, uma pesquisa periódica para medir a satisfação dos seus clientes.

Biografia do Autor

Janice Walter, UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestranda em Desenvolvimento - UNIJUI, Bacharel em Administração/Comércio Internacional - FEMA, Especialista em Gestão de Pessoas - UNINTER. Docente nas Faculdades Integradas Machado de Assis, cursos de Ciências Contábeis, Tecnólogo em Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. janice@sommacontabilrs.com.br.

Daniel Knebel Baggio, UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Contabilidade. Unijuí.

Marcos Rogério Rodrigues, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Administração. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Michele Vanessa Seger, FEMA

Graduada em Administração. FEMA.

Downloads

Publicado

02-08-2017

Como Citar

WALTER, J.; BAGGIO, D. K.; RODRIGUES, M. R.; SEGER, M. V. PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIO PARA EMPREENDEDOR INDIVIDUAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 62–86, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/17494. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)