PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIO PARA EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Palavras-chave:
plano de negócio, empreendedorismo, expansão de mercado.Resumo
As pequenas empresas nem sempre estão preparadas para encarar o mercado competitivo, seja pela inexperiência no ramo ou a falta de gestão do negócio. Para isso, é necessário que elas adotem a ferramenta plano de negócio, a qual auxilia na condução correta dos seus objetivos. Desse modo, deve-se considerar que o plano é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e crescimento de um negócio, visto que, através dele é possível traçar estratégias, guiar ações e, ainda serve para auxiliar na tomada de decisão. O presente trabalho tem como objetivo propor um plano de negócios para um empreendedor individual, a fim de contribuir para sua expansão. No referencial teórico, destacaram-se o estudo dos assuntos sobre o empreendedorismo, estratégias empresarias e o plano de negócios. Para desenvolver este estudo, utilizou-se a metodologia da pesquisa aplicada, através da pesquisa quantitativa e qualitativa, a qual aconteceu por meio de estudo de caso, pesquisa bibliográfica, explicativa e descritiva. Assim, através dessas técnicas foi possível compreender a realidade da empresa, bem como, identificar as oportunidades e ameaças que existem para o negócio. Dentre as principais conclusões destacam-se: a falta de um planejamento formal na empresa, falta de uma estruturação dos seus processos internos e, falta de uma maior divulgação. Recomenda-se que a empresa implante o plano de negócio proposto neste trabalho, do mesmo modo que se sugere um estudo de viabilidade econômica financeira, com relação aos custos de investimento para a expansão do negócio, assim como, uma pesquisa periódica para medir a satisfação dos seus clientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.