Espaço Plural

Periódico publicado pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (CEPEDAL), órgão de apoio do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Marechal Cândido Rondon.

Desde 2003 a Revista Espaço Plural vem sendo publicada em versão impressa e eletrônica. Contudo, seguindo a tendência atual adotada pela maioria dos periódicos de divulgação científica do Brasil e do mundo e, baseada nos princípios do livre acesso, a Espaço Plural, a partir das edições do ano de 2013, manterá somente sua versão eletrônica (ISSN: 1981-478X).




______________________________________________________

 

CHAMADA PRÓXIMOS DOSSIÊS

______________________________________________________

ANO XVI – Nº 32 – 1º SEMESTRE 2015

 

Tema do dossiê: Educação, Cultura e Linguagens

Este dossiê tem o propósito central de repensar conceitos, métodos, conteúdos e práticas ligadas à área da Educação e, em particular, aos cursos de Licenciatura no ensino superior, através de uma série de articulações educacionais, pedagógicas e escolares com os campos da cultura e das linguagens.

Vários estudos têm dedicado a refletir sobre a educação e os ensinos nos cursos de Licenciatura por meio de um diálogo cada vez mais aproximado – e não menos crítico – entre os processos formativos de professores (formação inicial e continuada) e a crescente valorização dos domínios da “cultura” (o simbólico, o cotidiano, as especificidades, as imagens, os signos, o global e o local, o multiculturalismo etc.) e os das “linguagens” (visuais, textuais, audiovisuais, cênicas, gestuais, corporais etc.).

A diversidade de linguagens e de culturas – seus diferentes modos de expressão e uso – é indissociável das questões dos saberes da docência e da produção de (novos) conhecimentos, bem como das atividades didáticas e práticas (re)elaboradas e/ou reproduzidas dentro (e fora) das salas de aula.

Neste sentido, os organizadores deste dossiê pretendem agregar textos que debatam problemas ligados à produção e ao lugar de produção dos conhecimentos (acadêmicos e não acadêmicos), à (re)construção da(s) cultura(s) e das linguagens na formação dos indivíduos e às abordagens que têm privilegiado os diferentes saberes construídos localmente – problemas que parecem adentrar o universo da educação e da escola, tanto em cursos de Licenciatura, quanto no próprio cotidiano escolar.

 

Organizadores: Prof. Dr. Rodrigo Ribeiro Paziani (UNIOESTE/Campus Marechal Candido Rondon) e Prof. Dr. Humberto Perinelli Neto (UNESP/Campus de São José do Rio Preto)

 

Data limite para recebimento de contribuições: 31 DE JULHO DE 2015

 


Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
 
Mais Notícias...

Vol. 15, No 30 (2014)





ISSN: 1981-478X


 Periodicidade: Semestral

Indexadores:

 

 

Foi confirmada a inclusão do periódico, para breve, no seguinte indexador:

 

Sobre o Projeto SABER | Unioeste | IBICT