“Tem espaço para todas”: as estratégias de relacionamento de maquiadoras profissionais em um contexto binacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v20i1.24812
Agências de fomento

Palavras-chave:

Coopetição, Estratégias de relacionamento, Profissionais da maquiagem.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como se configuram as estratégias de relacionamento entre maquiadoras profissionais na fronteira de Santana do Livramento e Rivera, e dessa forma apresentar dados sobre um grupo já analisado, por isso o seu caráter descritivo. A pesquisa é qualitativa, e o método escolhido foi o de estudo narrativo. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado, em que os resultados foram analisados por meio da técnica de análise interpretativa. A profissão de maquiadora é uma oportunidade de negócio que vêm crescendo na fronteira em questão. O estudo apontou para a coopetição como a principal estratégia presente entre as profissionais entrevistadas. Algumas estão dispostas a auxiliar as iniciantes do setor e as colegas de profissão já estabelecidas, mostrando que há evidências de coopetição e de colaboração. Grupos de cooperação são vistos como algo benéfico e até almejado, para quem trabalha de forma mais isolada, bem como em parceria. A competição foi vista como algo positivo, pois abre oportunidades de especialização e novos produtos para oferecer aos clientes. A pesquisa vem a contribuir para a área de estratégias de relacionamento com foco em empreendimentos hegemonicamente femininos, sendo de caráter autônomo e micro empresarial. O instrumento utilizado para a coleta dos dados pode ser aplicado em estudos semelhantes. Os resultados apontam estratégias de relacionamento que podem ser adotadas por quem trabalha nesse setor, tendo em vista a influenciar novas práticas de gestão em negócios.  

 

Palavras-chave: Coopetição. Estratégias de relacionamento. Profissionais da maquiagem.

 

 

ABSTRACT

 

The aim of this study is to analyze how they are configured as a relationship between professional makeup on the border of Santana do Livramento and Rivera, and thus present data on a group already analyzed, hence its descriptive character. The research is qualitative, and the method chosen was that of narrative study. The data collection instrument was a semi-structured interview script in which the results were found using the interpretative analysis technique. The makeup profession is a business opportunity that will multiply at the border. The study pointed to coopetition as the main strategy among the interviewed professionals. Some are willing to assist as begginers in the industry and as colleagues in an existing profession showing that there is evidence of coopetition and collaboration. Groups are seen as beneficial and even desired for those who work in a more isolated way as well as in partnership. The competition was seen as something positive as it opens up opportunities for specialization and new products to offer customers. The research contributes to the relationship area with a focus on hegemonically female ventures being autonomous and micro business. The instrument used for data collection can be applied in similar studies. The results point to relationship implementations that can be adopted by those who work in this sector in view of new business management practices.

 

Keywords: Coopetition. Relationship Strategies. Makeup professionals.

Biografia do Autor

Márcia Vanessah Pacheco Abbondanza, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Pampa (2017). Atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), pela Universidade Federal do Pampa, na linha de Organizações e Desenvolvimento. Áreas de interesse em pesquisa: Trabalho e Gênero; Trabalho e Carreira; Economia Institucional; Planejamento Estratégico.

Paola Rosano Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Pampa (2017). Atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), pela Universidade Federal do Pampa, na linha de Estratégia e Sistemas. Áreas de interesse em pesquisa: Aglomerados Produtivos; Estudos Etnográficos; Marketing Empreendedor; Pequenas Empresas.

Paulo Vanderlei Cassanego Junior, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Administração pela Universidade Franciscana (2003), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Coordenador do NERds (Núcleo de Estudos em Redes) desde 2015. Principiais interesses de pesquisa são: Cooperativismo, Estudo de Clusters e Arranjos Produtivos Locais, Aplicações de Network Analysis.

Carolina Freddo Fleck, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Sant'Ana do Livramento.Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria desde 2004. Concluiu MBA Comunicação Empresarial pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2006. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria em 2008. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2012. Atualmente pesquiso temas relacionados a Comportamento Organizacional e Relações de Trabalho (foco nas relações de gênero); Universidade e Trabalho Docente e Métodos de Pesquisa Quali e Quantitativos

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

PACHECO ABBONDANZA, M. V.; RODRIGUES, P. R.; CASSANEGO JUNIOR, P. V.; FLECK, C. F. “Tem espaço para todas”: as estratégias de relacionamento de maquiadoras profissionais em um contexto binacional. Revista Expectativa, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 112–135, 2021. DOI: 10.48075/revex.v20i1.24812. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/24812. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Gestão nas Organizações