MARKETING PESSOAL: FERRAMENTA COMPETITIVA PARA OS PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO EXECUTIVO

Weidman Machado Bernardino

Resumo

O presente artigo buscou evidenciar as estratégias utilizadas pelos profissionais de Secretariado Executivo com relação ao conceito de Marketing Pessoal. Procurou demonstrar se tais ações são realmente eficazes no aprimoramento profissional e na melhoria da imagem pessoal. Inclusive objetivou mostrar se as empresas são beneficiadas por tais ações. Por fim, a pesquisa procurou a verificar que Marketing Pessoal não está relacionado somente com a aparência e a imagem pessoal. O trabalho está estruturado nas seguintes partes: a revisão bibliográfica e a evolução do perfil profissional da área secretarial. Após esta parte, são exibidos alguns conceitos referentes ao Marketing Pessoal.  Em seguida, são levantadas as técnicas e metodologias utilizadas neste ensaio, acompanhando da apresentação e análise dos resultados obtidos, através da aplicação de questionários semi-estruturados. No desfecho, as considerações finais foram relacionadas à literatura utilizada com os resultados desta investigação, com o intuito de associar o conceito de marketing com a área de secretariado. Desta forma, foi concluído que as estratégias de Marketing Pessoal não devem estar restritas somente às medidas de promoção da imagem e da aparência individual, mas sim ao desenvolvimento do plano de carreira profissional, efetuando ações que agreguem valor no desenvolvimento do individuo como um todo, adaptando o seu perfil às exigências das organizações. Ou seja, aliar a aparência individual com o aprimoramento e qualificação do profissional de secretariado.

Palavras-chave

Ferramenta competitiva. Marketing Pessoal. Secretariado Executivo.

Texto completo:

PDF