HISTÓRIA ORAL E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O QUE REVELAM AS MEMÓRIAS DE DOCENTES E DISCENTES

Clarice de Quadro, Andre Paulo Castanha

Resumo

O presente texto é resultado das pesquisas desenvolvidas na modalidade de Iniciação Científica entre 2016 e 2017, no projeto “História Oral e História da Educação Regional: as memórias de docentes e discentes entre 1950 e 1990”, cujo lócus da pesquisa se concentra em Francisco Beltrão e região. Diante das precárias condições de manutenção dos acervos documentais, entre eles, os mantidos pelos poderes públicos e instituições escolares; diante da despreocupação que muitas instituições têm com a memória histórica, cabe a nós dedicarmos esforços no sentido desenvolvermos ações para preservar a memória ainda existente. Nesse sentido, realizamos entrevistas com ex-professores e ex-alunos visando compreender a dinâmica do trabalho docente e da organização escolar da época. As entrevistas seguiram a metodologia e os procedimentos da História Oral. O uso das fontes ajudou a entender o funcionamento e o desenvolvimento da educação ao longo do tempo, trazendo contribuições à educação atual, possibilitando um aprimoramento aos futuros educadores que estão em formação.

Palavras-chave

Memória Docente, História Oral, Francisco Beltrão, Educação Regional

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