A SUBJETIVIDADE NO CONTEMPORÂNEO EM FACE DO COMPORTAMENTO TRANSGRESSOR E A REALIDADE DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v20i32.21619
Agências de fomento

Palavras-chave:

direitos humanos, sistema prisional, subjetividade.

Resumo

O presente trabalho constitui-se num estudo teórico interdisciplinar entre as áreas da saúde, ciências humanas e sociais dividido basicamente em duas partes, a primeira objetiva, por meio de uma perspectiva culturalista a partir de referenciais teóricos da filosofia, da psicanálise, da psicologia e da sociologia, fazer uma análise em relação ao contexto e ao desdobramento social e cultural na subjetividade do ser humano contemporâneo, em especial àquele que se desvia das leis e acaba por infringi-las, culminando em sanções de encarceramento e segregação social. Enquanto a segunda busca trazer à tona dados sociais e estatísticos em torno do sistema prisional brasileiro, realizando, dessa forma, um breve retrato dessa estrutura social em que são analisadas suas mazelas e seus potenciais de solução. Pretende-se, contudo, apresentar uma discussão que promova questionamentos e reflexões dos temas abordados, permitindo, por sua vez, uma possível interlocução entre estes.

Biografia do Autor

Adriano Andrade Barboza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná/ Pós graduando

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Especializando em Psicologia Clínica: Abordagem Psicanalítica pela Pontifícia Universidade católica do Paraná.

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

BARBOZA, A. A. A SUBJETIVIDADE NO CONTEMPORÂNEO EM FACE DO COMPORTAMENTO TRANSGRESSOR E A REALIDADE DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 20, n. 32, p. 73, 2019. DOI: 10.48075/rfc.v20i32.21619. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/21619. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos