A SUBJETIVIDADE NO CONTEMPORÂNEO EM FACE DO COMPORTAMENTO TRANSGRESSOR E A REALIDADE DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v20i32.21619Mots-clés :
direitos humanos, sistema prisional, subjetividade.Résumé
O presente trabalho constitui-se num estudo teórico interdisciplinar entre as áreas da saúde, ciências humanas e sociais dividido basicamente em duas partes, a primeira objetiva, por meio de uma perspectiva culturalista a partir de referenciais teóricos da filosofia, da psicanálise, da psicologia e da sociologia, fazer uma análise em relação ao contexto e ao desdobramento social e cultural na subjetividade do ser humano contemporâneo, em especial àquele que se desvia das leis e acaba por infringi-las, culminando em sanções de encarceramento e segregação social. Enquanto a segunda busca trazer à tona dados sociais e estatísticos em torno do sistema prisional brasileiro, realizando, dessa forma, um breve retrato dessa estrutura social em que são analisadas suas mazelas e seus potenciais de solução. Pretende-se, contudo, apresentar uma discussão que promova questionamentos e reflexões dos temas abordados, permitindo, por sua vez, uma possível interlocução entre estes.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.