UM NOVO DIÁLOGO COM A NATUREZA: PRIGOGINE STENGERS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM REPENSAR NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Andressa Liriane Jacobs

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v4i1.7465

Resumo

No decorrer do século XX, as investigações cientificas têm demonstrado novas visões sobre a natureza, que surgem num contexto caracterizado pelos crescentes questionamentos sobre os saberes humanos. Leis antes consideradas algo absoluto, imutável, afastado da realidade em que vivemos, hoje tendem a ser compreendidas como interpretações de uma realidade que não abrange a sua totalidade, constituindo referenciais para uma interpretação muito mais ampla que não conseguimos abraçar por completo. As verdades absolutas estão sendo questionadas em sua significação, e esses questionamentos podem ser definidos como reflexo do contexto histórico que os incentiva. A visão de Ilya Prigogine e sua teoria das estruturas dissipativas contribuem para um novo diálogo com a natureza, partindo da compreensão do desenvolvimento histórico da ciência, que é caracterizado por uma série de transformações nas concepções sobre a natureza. Relaciono, nesse sentido, o papel decisivo da educação como um todo, e do ensino de ciências, no enfrentamento dessas questões.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

JACOBS, A. L. UM NOVO DIÁLOGO COM A NATUREZA: PRIGOGINE STENGERS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM REPENSAR NA EDUCAÇÃO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 87, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v4i1.7465. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7465. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos