UM NOVO DIÁLOGO COM A NATUREZA: PRIGOGINE STENGERS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM REPENSAR NA EDUCAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v4i1.7465Résumé
No decorrer do século XX, as investigações cientificas têm demonstrado novas visões sobre a natureza, que surgem num contexto caracterizado pelos crescentes questionamentos sobre os saberes humanos. Leis antes consideradas algo absoluto, imutável, afastado da realidade em que vivemos, hoje tendem a ser compreendidas como interpretações de uma realidade que não abrange a sua totalidade, constituindo referenciais para uma interpretação muito mais ampla que não conseguimos abraçar por completo. As verdades absolutas estão sendo questionadas em sua significação, e esses questionamentos podem ser definidos como reflexo do contexto histórico que os incentiva. A visão de Ilya Prigogine e sua teoria das estruturas dissipativas contribuem para um novo diálogo com a natureza, partindo da compreensão do desenvolvimento histórico da ciência, que é caracterizado por uma série de transformações nas concepções sobre a natureza. Relaciono, nesse sentido, o papel decisivo da educação como um todo, e do ensino de ciências, no enfrentamento dessas questões.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.