CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DOS CÓRREGOS PEDRA E TRÊS RANCHOS, MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS – PR

Autores

  • Bruno Aparecido Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v9i1.12892

Resumo

O levantamento de dados sobre as características da paisagem são determinantes para o planejamento e conservação de bacias hidrográficas. A obtenção de dados geoambientais a partir de ferramentas integradas às Geotecnologias adquire importância na atualidade pela sua capacidade de integração e análise no levantamento de informações geoespaciais. O presente estudo teve como objetivo levantar dados do meio físico e de cobertura da terra para subsidiar o planejamento e orientação da ocupação do solo da área de estudo. As bacias hidrográficas do córrego Pedra e Três Ranchos localizam-se numa paisagem com potencialidades erosivas em função das características geomorfológicas, como serão apresentadas neste estudo. Os resultados apresentaram diferenças entre as duas bacias, referente ao aspecto morfométrico, declividade e uso e cobertura da terra. O córrego Três Ranchos possui área de 7 km2, densidade de drenagem 1,47 km/km2 e declividades >30% mais expressivas em relação ao córrego Pedra, com uma área de 4,64 km2 e densidade de drenagem 2,89 km/km2, com menor representatividade de setores com declividade >30%. As classes de cobertura da terra mapeadas são: rede de drenagem, cultura temporária, solos, exposto, pastagem, vegetação e área urbana. Os resultados apontaram que as bacias apresentam áreas susceptíveis à erosão. 

Downloads

Publicado

27-04-2016

Como Citar

SILVA, B. A. CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DOS CÓRREGOS PEDRA E TRÊS RANCHOS, MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS – PR. Geografia em Questão, [S. l.], v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.48075/geoq.v9i1.12892. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/12892. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos