INSTITUCIONALIZAÇÃO E VALIDADE DO QUALITATIVO SOCIOESPACIAL METROPOLITANO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOUSA, PARAÍBA, BRASIL

Autores

  • Santiago Andrade Vasconcelos Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana Silva Souza Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v10i2.15818
Agências de fomento
Propex/UFCG

Resumo

Analisa a realidade político-institucional, as características socioespaciais e o que tem de qualitativo metropolitano na Região Metropolitana de Sousa, Estado da Paraíba, Brasil. Nos procedimentos metodológicos, opta-se principalmente por analisar a dinâmica populacional e as ligações existentes entre municípios para demandas de compras, lazer, estudo e saúde, bem como os movimentos pendulares para trabalho principal e estudo fora do município de origem. Os resultados indicam que a Região Metropolitana de Sousa ainda é pouco urbanizada, contudo verifica-se que a cidade de Sousa, enquanto core da região, mantém considerável influência sobre os demais municípios “metropolitanos”. Porém, apesar de a cidade de Sousa se destacar quanto à sua influência regional, isto por si só não basta para qualificá-la com características metropolitanas. Conclui-se que existem descompassos entre a região legalmente instituída como metropolitana e as características socioespaciais que de fato poderiam atestar a existência de uma metrópole com sua região.

Biografia do Autor

Santiago Andrade Vasconcelos, Universidade Federal de Campina Grande

Professor doutor Adjunto da Unageo/CFP/UFCG e Lider do Lauter - Laboratório de Análise do Uso do Território

Adriana Silva Souza, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Unidade Acadêmica de Geografia (CFP-UFCG) e pesquisadora do Lauter - Laboratório de Análise do Uso do Território

Downloads

Publicado

29-11-2017

Como Citar

VASCONCELOS, S. A.; SOUZA, A. S. INSTITUCIONALIZAÇÃO E VALIDADE DO QUALITATIVO SOCIOESPACIAL METROPOLITANO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOUSA, PARAÍBA, BRASIL. Geografia em Questão, [S. l.], v. 10, n. 2, 2017. DOI: 10.48075/geoq.v10i2.15818. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/15818. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos