USO E APROPRIAÇÃO DA PRAÇA CENTRAL DE COLÍDER – MATO GROSSO

Autores

  • Judite de Azevedo do Carmo Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Denielle Fernandes da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v10i2.16731
Agências de fomento

Resumo

A apropriação do espaço público se concretiza por meio das ações do Estado, do capital e da sociedade, portanto os tipos de usos implantados e os interesses envolvidos dependem do agente que mantém maior controle sobre ele. Por entender a necessidade do debate sobre essa relação, este artigo apresenta resultados da pesquisa realizada em Colíder, município situado ao norte do Estado de Mato Grosso, com o objetivo de identificar e analisar as principais formas de uso e apropriação da praça central desta localidade. Para tanto, realizou-se trabalhos de campo, momento em que se aplicou a técnica de observação direta intensiva e sistemática. A observação direta extensiva também foi utilizada, aplicando questionários à 396 moradores. A pesquisa foi de cunho exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa e possibilitou a compreensão de que várias transformações foram consolidadas na praça, modificando os tipos de uso, sobressaindo aqueles de interesse econômico e financeiro. A praça central se apresenta como espaço de consumo de mercadorias e entretenimento, enquanto o uso para a cultura tem pouca relevância, tendo a sua apropriação por grande parte da população é restringida. 

Biografia do Autor

Judite de Azevedo do Carmo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora doutora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Colíder, atuando no Curso de Licenciatura em Geografia e Professora da Pós-Graduação em Geografia, na Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cáceres. Possui experiência na área de Geografia Humana e Ensino de Geografia.

Denielle Fernandes da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

29-11-2017

Como Citar

DO CARMO, J. de A.; DA SILVA, D. F. USO E APROPRIAÇÃO DA PRAÇA CENTRAL DE COLÍDER – MATO GROSSO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 10, n. 2, 2017. DOI: 10.48075/geoq.v10i2.16731. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/16731. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos