TURISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS: uma análise teórica e comparativa entre Brasil e Portugal
DOI :
https://doi.org/10.48075/geoq.v11i2.20022Mots-clés :
Turismo, Brasil, Portugal, Políticas Públicas.Résumé
O objetivo deste artigo é compreender a evolução do turismo brasileiro, trazendo para o debate teórico as políticas públicas voltadas a essa atividade em Portugal, dentro de um mesmo contexto temporal. Com vistas ao desenvolvimento do trabalho, foi fundamental uma análise comparativa ancorada nas obras de Gomes (2008), Cunha (2001; 2003; 2006), Coriolano (1998) e Silva Júnior (2004). Essas referências possibilitaram dividir o turismo brasileiro em quatro fases: do início do século XX a 1965; de 1966 a 1987; de 1988 a 2002; e após 2003. São ressaltados importantes contributos para o mundo acadêmico, bem como aos sujeitos e atores locais, às políticas públicas e demais organizações envolvidas com as atividades ligadas ao turismo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.